Contribuição Sindical 2017

A Contribuição Sindical é um recolhimento anual, obrigatório e devido por todos os trabalhadores ou profissionais liberais, em favor do Sindicato representativo da categoria (art.579 da CLT).

Com o intuito de evitar o desconto de 01 (um) dia de salário por parte da empresa, o colega Economista deve efetuar o recolhimento da contribuição ao SINDECON/SP (via CEF) e, posteriormente, encaminhar ao Departamento de Recursos Humanos de sua empresa a Declaração de Opção. e uma cópia do Boleto da Contribuição, com a autenticação do pagamento bancário.

Em 2017 o valor da contribuição ao SINDECON/SP é de R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais), com vencimento previsto para 24 de fevereiro de 2017 (Após o vencimento incide multa de 10% nos 30 primeiros dias mais 2% p/ Mês Subsequente; Juros: 1% mais correção monetária, segundo determinação da CEF).

Atenção: A contribuição sindical será rateada de acordo com a seguinte proporção:

Observação 01: A guia para recolhimento da Contribuição Sindical do SINDECON/SP, bem como a Declaração de Opção , são enviadas, anualmente, pelo correio a todos os Economistas, no mês de janeiro do mesmo ano. Ou, se o Economista preferir, a guia de recolhimento e a Declaração de Opção, também estão disponíveis para ‘download’ em nosso site.

Observação 02: É Facultado o recolhimento individual ou em conjunto das contribuições, lembrando que este pagamento é de livre e espontânea vontade não cabendo sua restituição futura.

Pagamento

Conforme a atual Portaria 488 do MTE, publicada no DOU de 24/11/2005, foi aprovado novo modelo de Guia de Contribuição Sindical Urbana; e; em seu artigo 1º, parágrafo único; dispõe que a "GRCSU" é o único documento hábil para a quitação dos valores devidos a título de contribuição sindical:

Art. 1º - "Aprovar o modelo da Guia de Recolhimento de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) para empregadores, empregados, avulsos, profissionais liberais e agentes ou trabalhadores autônomos, bem como a instruções de preenchimento.

Dados para o preenchimento da guia

Para a impressão da Guia o(a) Economista deverá acessar, através do navegador ‘internet explorer’, o site www.caixa.gov.br e quando solicitado preencher os dados sobre o sindicato, informando o CNPJ ou o Código da entidade sindical e o grau da Entidade como mostra a tabela abaixo:

Dados do Sindicato

Campo Valor
Código da Entidade Sindical 86146
CNPJ 62.655.030/0001-93
Grau da Entidade Sindicato
Código de Atividade do Contribuinte 702

Obs.: Os campos Categoria, UF e Nome da Entidade não são obrigatórios.

Dados da Contribuição

Campo Valor
Vencimento 24/02/2017
Exercício 2017
Valor da Contribuição R$ 149,00 (cento e quarenta e nove reais)

Atenção!!!

Disponibilizamos um passo à passo para o preenchimento dos formulários para a geração da GRCSU (Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana) do site da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, por favor, acesse o passo a passo e leia-o atentamente antes de gerar o boleto. Acesse aqui.

Dúvidas

Endereço:
Rua Alfredo Pujol, 285 – 10º andar – Conj. 102 – Santana
CEP 02017-010 – São Paulo – SP.

Telefone/Fax: 3872-9880

E-mail: secretaria@sindeconsp.org.br