Fazer limpezas regulares no seu automóvel é algo importante para mantê-lo brilhante, chamativo e bem-cuidado.
Porém, não importa se você tem um carro ou moto na garagem, é preciso ter algumas noções básicas de limpeza para não danificar a pintura do veículo ao limpá-lo.
Para te ajudar nessa tarefa e garantir que o seu xodó fique bem conservado, confira neste texto algumas dicas sobre como fazer uma limpeza adequada e que preserve o seu veículo.
Não lave o veículo sob o sol
Se você não faz isso, certamente conhece alguém que tem o costume de lavar o veículo em um dia ensolarado.
Esse cenário pode ser convidativo, mas para preservar a pintura do automóvel, não é algo recomendado.
Carros que ficam no sol secam mais rapidamente, aumentando as chances de surgirem manchas nas pinturas e janelas. Portanto, procure lavar o veículo em um dia nublado.
Tenha atenção aos materiais utilizados
Para assegurar que o seu veículo mantenha uma boa aparência, é fundamental que a higienização dele seja feita utilizando os materiais apropriados.
Isso inclui uma esponja macia, detergente próprio, uma escova para limpar as rodas, mangueira de bico variável, panos de microfibra e toalha também de microfibra para fazer a secagem final.
É preciso atenção, pois, no caso do detergente, não se deve utilizar aqueles que são para lavar louça.
Para não ter erro, procure adquirir produtos projetados especificamente para a limpeza de carros e motos, pois eles garantem a lubrificação e impedem que micropartículas sólidas arranhem a pintura.
Outra dica valiosa é utilizar pelo menos dois baldes com água. Muitas pessoas costumam usar apenas um, o que mistura a sujeira retirada pela esponja com espuma limpa.
Com dois baldes, um com água e espuma e outro apenas com água limpa, você pode retirar toda a sujeira da espuma em um balde próprio.
Não deixe os panos de microfibras sujarem
É preciso ter muita atenção com os panos de microfibra que você utilizará na lavagem. Não deixe que eles encostem no chão, uma vez que é possível que areia e outros pequenos grãos fiquem no tecido.
Com isso, ao utilizá-lo na limpeza do veículo, pode ocorrer uma reação abrasiva, que pode arranhar a pintura.
Comece lavando pelo teto
Caso seu veículo seja um carro, o ideal para preservar a pintura dele é começar a lavagem pelo teto.
Mergulhe a esponja ou uma luva de microfibra dentro da solução com os produtos de limpeza indicados e lave a metade do teto de cada vez.
Utilize um lado da esponja/luva por um tempo e depois vire-a, colocando no balde de água limpa para tirar a sujeira antes de voltar para o balde com a solução.
Os movimentos de limpeza devem ser feitos sempre em uma única direção, portanto, evite fazer movimentos circulares ou de vai e volta, pois isso é capaz de deixar pequenos riscos visíveis.
Após limpar um pouco, enxágue utilizando mangueira, evitando que a espuma fique seca na lataria.
Também procure não fazer força enquanto esfrega, usando apenas o peso da esponja/luva para fazer a higienização.
A lavagem deve ser sempre de cima para baixo — cuidado que deve existir tanto ao esfregar quanto ao enxaguar o veículo.
Cuidados pós-lavagem
Terminada a lavagem do veículo, é interessante aplicar uma proteção na pintura, algo que fará com que ela fique em bom estado por mais tempo.
As famosas ceras automotivas são uma saída simples e efetiva, já que aquelas de boa qualidade aplicam uma camada de proteção que protege a lataria da sujeira e torna a próxima lavagem mais fácil.
Inclusive, dependendo da qualidade, a cera pode abrir possibilidade para que você faça a limpeza a seco nas próximas duas ou três vezes.
Além disso, outro cuidado que o proprietário de carros e motos deve ter é fazer essa limpeza geral ao menos uma vez por mês, garantindo que o veículo esteja sempre limpo e bem-conservado.