7 mitos e verdades sobre geladeiras

Saiba agora as afirmações mais comuns que você já deve ter ouvido em relação a esse eletrodoméstico.

 

A geladeira é um dos elementos mais importantes da casa. Hoje em dia, mesmo se você não cozinha com frequência, deve tê-la para guardar alimentos que estragam caso não sejam refrigerados. Sem contar a facilidade para armazenar refeições congeladas na correria do dia-a-dia.

 

Mas escolher uma boa geladeira é mais que uma questão estética. Um bom aparelho pode te proporcionar não apenas economia de energia elétrica, mas também menos desperdício dos alimentos.

 

Então, para fazer a escolha certa na hora da compra, que tal conhecer a fundo esse universo? Aqui vão 7 mitos e verdades que você já deve ter ouvido. Chegou a hora de esclarecê-los. Vamos lá?

Abrir e fechar a geladeira com frequência prejudica o funcionamento?

Verdade. Quando você abre a geladeira, o ar frio sai. Então, quando você fecha, o processo de refrigeração para manter a temperatura ideal precisa recomeçar. E isso requer um gasto maior de energia.

 

Ou seja, quanto mais tempo aberta, maior vai ser a quantidade de ar frio que sair e maior vai ser o gasto de energia elétrica para retomar a temperatura que estava antes.

Geladeiras frost free não precisam ser desligadas?

Verdade. A tecnologia frost free já faz o degelo automático e não precisa ser desligada em momento nenhum desse processo. O que não acontece em modelos normais.

 

Mas, claro, é preciso observar o motivo que você vai desligar o aparelho. Sendo ela  frost free ou não, é recomendado desligar da tomada, esvaziar o congelador e as formas de gelo também.

Colocar alimentos ainda quentes no refrigerador prejudica o aparelho?

Verdade. Esse hábito é prejudicial tanto à geladeira quanto ao alimento. Quando você guarda uma comida quente no refrigerador, ele demora a esfriar e fica propício para o ataque de micro-organismos.

 

Outro ponto é que o alimento quente pode prejudicar os outros, já que transfere calor para o que está próximo a ele na geladeira. Ou seja, haverá um gasto muito maior de energia para que a temperatura ideal no refrigerador volte ao normal.

Ruídos são sinal de problema técnico?

Mito. As geladeiras, geralmente, não são totalmente silenciosas. Esses aparelhos em funcionamento podem apresentar um chiado e isso não é um defeito. O ruído vem quando o frigobar faz uma expansão do fluido refrigerante dentro do evaporador.

 

Outro ruído comum é o de um balão enchendo. É um som normal emitido pelo sistema de refrigeração.

 

O ideal é sempre ficar atento. Barulhos de vibração são um sinal de problema e podem ser resolvidos com ajuda da assistência técnica. Manter os pés niveladores regulados também ajudam a manter sua geladeira sem problemas.

Tecnologia digital inverter é econômica?

Verdade. Apesar de ter um custo de compra mais elevado, o valor compensa no uso diário quando você percebe a redução na conta de energia. Os modelos são variados e os fabricantes calculam que a tecnologia digital inverter economiza até 40% a mais do que os aparelhos convencionais.

 

Outro ponto interessante, é que sem o liga-desliga do motor, as geladeiras nesse padrão tendem a ser muito mais silenciosas.

Acelerar o degelo usando água ou ar quente prejudica a geladeira?

Verdade. Não se deve usar secador de cabelo, água quente ou mesmo raspar o gelo para garantir que a geladeira descongele mais rapidamente. Esse hábito pode danificar seu eletrodoméstico para sempre.

 

A faca pode furar o congelador e o ar ou água quente podem deformar o plástico do interior do refrigerador. Se você não tem um aparelho frost free, o ideal é manter as portas abertas, com a geladeira aberta. Ou seja, com muita paciência mesmo.

As geladeiras antigas eram melhores e gelavam mais?

Mito. Na verdade, é o contrário. Se elas gelavam demais, podia ser um problema no sistema de refrigeração. Hoje em dia, as geladeiras são mais silenciosas, econômicas e com o gás menos prejudicial ao meio ambiente.

 

Com o passar do tempo, as tecnologias evoluíram e a ideia é sempre fazer eletrodomésticos e eletrônicos que gastam menos energia e são mais sustentáveis.

 

Sabendo desses mitos e verdade, fica muito mais fácil comprar a sua geladeira de acordo com sua necessidade. E, claro, é possível se livrar dos maus hábitos, principalmente aqueles que podem danificar seu refrigerador.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *