Como prática do espírito e do corpo, a meditação se concentra na interação entre o corpo, mente, alma e seu comportamento.
Se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena meditar, selecionamos aqui 9 vantagens incríveis da meditação.
Você avalia cada uma delas e depois decide se vai ou não começar a praticar.
Em que consiste a meditação?
Segundo o princípio da meditação, pausas de espírito são necessárias para a saúde mental e física de uma pessoa.
O espírito, sempre ocupado pelas emoções, lembranças, não tem tempo para digerir informações e de desenvolver a atenção.
Já a atenção é necessária para gerir os problemas, a ansiedade, etc.
A pessoa que deseja meditar se concentra em um objeto, um som, ou outra coisa que permita focar sua atenção e não se deixar distrair pelos pensamentos.
O objetivo é aceitar suas emoções sem ser controlado por elas, o que permitirá descobrir sua verdadeira natureza.
9 Vantagens incríveis da meditação
Provavelmente, você vai se surpreender com todos esses benefícios da meditação:
1.Maior criatividade
Estudos mostraram que aqueles que praticam a meditação de atenção plena, apresentam um melhor desempenho em uma tarefa específica onde são convidados a dar ideias novas.
A meditação é conhecida por aumentar e estimular a criatividade, e até mesmo apresentar várias soluções para um determinado problema.
2.Reduz o estresse e os pensamentos negativos
A meditação consiste em um estado onde a atenção é ancorada no momento presente, de forma calma, lúcida e objetiva, o que tem efeitos benéficos na redução do estresse.
3.Eficaz contra a depressão
A depressão é um problema muito frequente em idosos, cuja forma crônica pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
Existem provas científicas que a meditação apresenta efeitos positivos na depressão, qualidade do sono e humor.
4.Melhora a memória
Um estudo recente, realizado com pessoas acima de 60 anos, portadoras de um problema cognitivo leve, mostrou que houve uma melhora considerável na memorização.
Com uma mente mais calma, é possível melhorar também a produtividade, refletindo em um melhor desempenho na execução de tarefas.
5.Reduz a frequência cardíaca e hipertensão arterial
A meditação, associada com técnicas de respiração, pode reduzir de forma significativa a frequência cardíaca e a hipertensão arterial.
Além disso, como a meditação promove o relaxamento, há uma redução da pressão sanguínea, o que evita a sobrecarga do coração e problemas mais sérios, como o ataque cardíaco e AVC.
6.Alívio de dores crônicas
Alguns pesquisadores dizem que a meditação funciona como um analgésico, sendo útil para o alívio de dores crônicas.
Por exemplo, você pode praticar meditação juntamente com o tratamento prescrito por seu médico ortopedista para aliviar dores nas costas, quadril, joelho, ou em outra parte do corpo.
7.Fortalece a imunidade
Quando estamos sob um estresse intenso, o nosso cérebro libera cortisol e adrenalina, que, em excesso, prejudicam nossas defesas.
Como a meditação vai promover a calma, através do controle da respiração e pensamentos, haverá uma diminuição da produção de cortisol e adrenalina.
8.Ajuda a prevenir o envelhecimento
Com a idade, alguns movimentos e habilidades mentais também são afetados, e se não estimulados, prejudicam a atenção, memória e criatividade.
No entanto, ao meditar, você estimula áreas do cérebro, favorecendo o aumento da massa cinzenta, o que se traduz em uma mente mais jovem e saudável.
9.Melhora a qualidade do sono
É como se fosse um efeito dominó: a mente funcionando bem, sem ansiedade, sem estresse, e consequentemente, uma melhor noite de sono.
Se você tem problemas de insônia, sono agitado, ao meditar, você consegue se acalmar e repor suas energias para dormir melhor.
Conclusão
Diante de todos esses benefícios da meditação, está mais do que provado que faz bem não apenas para a saúde mental, mas também para a saúde física.
E aqui vale aquele velho ditado: Mente Sã, Corpo São!