A persona é um perfil fictício de cliente que ajuda a empresa a definir quem quer impactar, com quem pretende se comunicar e de que maneira ela deve fazer isso para alcançar seu objetivo.
Este personagem direciona as estratégias da marca, principalmente aquelas relacionadas a conteúdos em sites e blogs.
Isso torna as ações de marketing digital das organizações mais certeiras, alinhadas e direcionadas ao público que realmente tem potencial para comprar.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é persona, sua importância e como uma empresa pode identificá-la. Acompanhe!
O que é persona?
Persona é um perfil semifictício baseado em um conjunto de dados de cliente reais, que passam a representar o cliente ideal de uma empresa.
Após identificado, este “personagem” se transforma na base das estratégias em marketing digital usadas pela marca, incluindo a produção de conteúdo.
É importante destacar, ainda, que persona não é a mesma coisa que público-alvo, uma vez que este é mais abrangente, e a persona, mais específica, que elenca objetivos reais. Um exemplo perfeito de perfil ideal seria:
“Andreia, 38 anos, solteira, formada em gastronomia, trabalha em casa produzindo bolos para festas. Está ampliando o negócio e pretende agregar valor ao seu negócio com identidade de marca, logotipos e embalagens.”
Com este perfil em mãos, uma fábrica de sacola personalizada consegue criar conteúdos voltados a maneiras de personalizar a marca e seus produtos e todas as outras estratégias em marketing digital.
Isso vai atrair a atenção de pessoas como a Andreia, que terão interesse nos produtos vendidos pela fábrica de sacolas e embalagens.
Importância da persona
É importante que a marca identifique a persona de seu negócio por diferentes razões, conforme apresentaremos na sequência.
1 – Aprofundar o conhecimento sobre o público
O público-alvo é o primeiro passo na definição da persona, pois a marca começa a aprofundar seus conhecimentos sobre ele.
No caso da fabricante de sacola, que também personaliza mochila preta feminina, ela já sabe que seu foco são mulheres, por conta do público-alvo. Mas por meio da persona ela se aprofunda, sabendo quais são seus objetivos, com o que trabalham etc.
2 – Definir melhor os canais de comunicação
Também é possível identificar quais os canais mais usados por essas pessoas, tanto para falar com amigos e família, quanto para empresas e negócios.
A partir daí, a marca consegue estabelecer uma comunicação melhor com elas.
3 – Definir as pautas do conteúdo
Por meio da persona, a empresa consegue descobrir as principais dúvidas e transformá-las em pautas relevantes.
Uma empresa de usinagem pode falar sobre a importância das peças para oficinas mecânicas, de que maneira um centro de usinagens deve ser usado, como fazer manutenção de peças etc.
Como identificar a persona
Para identificar a persona é preciso saber quem é o público-alvo e, a partir disso, analisá-lo e seguir os seguintes passos:
- Coletar dados de clientes;
- Fazer perguntas a eles;
- Analisar os dados coletados;
- Estruturar a persona;
- Compartilhá-la com a equipe.
Para coletar os dados dos clientes, uma fabricante de lixadeira roto orbital deve fazer pesquisas quantitativas e qualitativas.
Nas quantitativas, são realizados questionários fechados, e nas qualitativas, questionários em formato de entrevista.
Para fazer as perguntas, a empresa deve se focar em questões como gênero, idade, cidade, escolaridade, rotina, objetivos, quais redes sociais utiliza e assuntos que gosta de acompanhar.
Ao analisar a persona, devem ser consideradas respostas padrões, que são desafios, problemas e dúvidas em comum. A partir desses dados, é possível começar a estruturar o perfil de cliente ideal.
Em sua estrutura, é preciso pensar nesse perfil como um ser humano real, que vai interagir com a marca, ler os conteúdos, comprar os produtos, entre outras ações.
Para isso, é interessante criar um texto descritivo sobre esse perfil.
Por fim, é importante que toda a equipe de marketing esteja envolvida no projeto de criação, para que todos possam memorizar a persona facilmente e trabalhar da melhor maneira possível.
Conclusão
Independentemente de qual seja o ramo de uma empresa, ela precisa conhecer quem é o seu cliente, aquela pessoa que realmente tem interesse no que ela vende, para trabalhar melhor suas estratégias de marketing e não desperdiçar tempo e dinheiro.
O marketing digital trouxe soluções inteligentes para isso, e uma delas é a persona, bem como todos os benefícios que ela traz para as ações e campanhas.
Dessa forma, é muito mais fácil se comunicar com o público por meio dos canais que elas utilizam, com uma linguagem adequada, facilitando o fluxo de vendas e aumentando os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.