Com a construção de uma obra, vem a parte de decidir como será o telhado. Essa escolha pode parecer simples de início, afinal, é apenas colocar telhas, não é mesmo? Mas, na verdade, um telhado diferenciado pode deixar sua casa com um estilo e charme único.
Um modelo de telhado que traz modernidade para a obra é a telha shingle. Sabe aquelas casas americanas com telhados que raramente vemos aqui no Brasil e que sempre aparecem em séries e filmes estrangeiros? Pois então, a maioria é construída com telhas do estilo shingle. Ela ainda não é tão comum entre as casas brasileiras, mas já é tendência entres os tipos de cobertura nos EUA e na Europa há mais de 50 anos.
O que é telhado shingle
As telhas shingle são ótimas escolhas para aquelas pessoas que querem um design único, que tenha facilidade de instalação e também durabilidade e facilidade de manter a manutenção em dia.
Esse modelo de telha é composto por material asfáltico, que é muito leve e flexível e também revestido com proteção antifungos, que manterá a telha em sua cor natural, sem aquele escurecimento causado por esses microrganismos. Portanto, acaba tendo uma grande durabilidade na cor e no produto por muitos anos.
A média de garantia para esse tipo de telhado é de 20 a 30 anos, dependendo do fornecedor. Isso se deve a grande resistência da manta asfáltica que é usada para a fabricação das telhas.
Além disso, elas geram um grande conforto térmico e acústico e agilizam a instalação, já que possuem películas autoadesivas com uma grande fixação e resistência a tempestades, suportando ventos de até 200 km/h.
Telha shingle do que é feito
As telhas shingle são consideradas um dos sistemas de cobertura de telhados com maior eficiência no mundo. Elas basicamente são fabricadas a partir de uma mistura de manta asfáltica, fibra de vidro e rocha vulcânica. Ela pode ser utilizada em diversos tipos de projetos, como residências, construções comerciais ou até mesmo industriais. Elas são geralmente vendidas em rolos, podendo, cada um deles, cobrir uma área de até 3m².
Quanto custa telhado shingle
O custo de um telhado shingle pode sair a partir de R$80 o metro quadrado já instalado. Por mais que esse valor inicial seja superior ao das telhas convencionais de cerâmica, deve-se levar em consideração o tempo de duração mais longo e a manutenção quase zero em conta. Além disso, a instalação rápida diminui o custo de mão de obra. Dessa forma, colocando tudo na balança, o custo-benefício de um telhado shingle é superior ao de um telhado comum.
Qual a inclinação da telha shingle
Telhas do modelo shingle podem ser inclinadas de 15º até 90º, possuindo grande versatilidade para combinar com vários estilos de construção. Além disso, elas também podem participar de projetos em curva, já que são telhas com flexibilidade, diferente dos modelos tradicionais. Desse modo, elas podem até mesmo servir como revestimentos de parede, proporcionando um design inovador para sua casa.
Porque usar telha shingle
São vários fatores que fazem da telha shingle uma ótima pedida para completar sua obra.
Entre eles estão:
-
Durabilidade:
As telhas shingle possuem grande durabilidade e são muito conhecidas por isso. Não possuem um prazo de vida útil definido, mas, como já foi comentado, os fornecedores podem dar garantia de até 30 anos pelo produto;
-
Resistência:
Outro fator que fez com que esse modelo de telha tenha tido tanto sucesso em diversos países é sua grande resistência a intempéries, podendo suportar ventos de até 200 km/h;
-
Impermeabilidade:
As telhas shingle são feitas de materiais impermeáveis, portanto, nada de absorção de água. Outro fator que amplifica sua capacidade impermeabilizante é seu sistema de montagem feito com sobreposição pela empresa hidráulica, garantindo assim uma maior vedação para o telhado;
-
Diversos modelos:
Outro fator que atrai o público para esse modelo de telhado é a capacidade de serem produzidos de diversas cores. Podendo ser telhas pretas, vermelhas, azuis e até mesmo verdes. Dessa forma, ela permite maior originalidade para os projetos de obra;
-
Autolimpante:
Esse estilo de telhado possui um sistema de autolimpeza, que evita acúmulo de poeira, limo e outras sujeiras nas telhas. Assim, a manutenção fica muito mais simples e o telhado se mantém com cara de novo por mais tempo;
-
Leveza:
Esse material também é bem leve, sendo até quatro vezes mais leve que telhas tradicionais de cerâmicas, com isso, os gastos com as bases e estruturas de madeira acabam diminuindo;
-
Instalação fácil:
Outro fator a ser comentado sobre as telhas shingle é a instalação simplificada. Além disso, como a telha é mais leve, tudo fica mais rápido e tranquilo, desde transportar até na hora de instalar;
-
Não precisa de calhas:
Telhados shingle possuem um sistema de vedação tão bom e a telha é tão versátil e flexível que ela pode fazer o papel de escoamento de água. Dessa forma, o design da obra dispensa calhas e fica mais uniforme;
-
Manutenção:
O material do telhado shingle possui grande tecnologia e isso gerou a capacidade das telhas serem autolimpantes, portanto, diminuem a necessidade de uma manutenção constante. Porém, é recomendado que uma lavagem a cada dois anos seja feita, para tirar qualquer resíduo que a própria telha não conseguiu remover. A lavagem pode ser feita de maneira simples e não é recomendado uso de lava-jato ou qualquer outro utensílio de pressão de água, pois isso pode prejudicar as telhas. Use apenas uma solução de água com cloro e uma mangueira, isso já bastará. Esse é o único tipo de manutenção necessário, já que essas telhas não quebram e não trincam, portanto não precisam ser trocadas.
Qual a função do perfil de arremate no sistema de telhas shingle?
O perfil de arremate, geralmente feito de PVC, é necessário para proteger a chapa do sistema de telha da umidade e pingos de chuva que, porventura, podem escorrer das telhas em direção a parte de madeira, em dias de chuva forte. Esse arremate é feito na borda de todas as chapas de compensado do telhado, tanto na parte do beiral, quanto nas laterais do telhado.
A instalação segue alguns passos comuns após feita a estrutura do telhado:
- Instalação de folhas de madeira compensada na estrutura;
- Instalação de placas de madeira auxiliares;
- Instalação de subcobertura que será aderente e protegerá a construção de infiltrações;
- Instalação das telhas e cumeeira ventilada.
Se esse arremate for ignorado, há grandes chances de que reparos futuros sejam necessários já que a chapa pode ficar muito exposta a umidade. Esse material costuma não influenciar muito no valor total do telhado shingle e você garante uma duração maior para sua obra.