Pisos e outros revestimentos para cozinha: 5 dicas de como escolher

Há uma frase muito conhecida que diz: “a cozinha é o coração da casa”, o que é um fato. Por esse motivo, pensar com carinho sobre o piso e o revestimento para esse cômodo é tão importante, até porque a cozinha não se resume apenas a um espaço para preparar as refeições.

 

Normalmente, os membros da família se reúnem nesse ambiente para momentos de descontração e para receber os amigos em reuniões ou festas. Com isso, ter um conjunto de mesa de jantar é fundamental.

 

Geralmente, a cozinha recebe revestimento cerâmico no piso e na parede devido às vantagens estéticas e à praticidade de manutenção no dia-a-dia, mas também há outras opções disponíveis no mercado.

Como escolher os revestimentos da cozinha?

A seguir, confira algumas dicas para o momento de escolher os revestimentos da sua cozinha.

Considere o acabamento do revestimento

A cozinha merece muita atenção com o acabamento do piso por ser um espaço bastante propenso à umidade. É preciso ter cuidado para não optar por modelos com superfícies que ficam escorregadias quando entram em contato com a água. Dessa forma, a indicação é escolher revestimentos cerâmicos com acabamento mate, que é o mais seguro para esse tipo de ambiente.

Avalie a facilidade na hora de limpar

Caso você ainda não tenha batido o martelo na sua decisão, não se esqueça de levar em consideração a praticidade de limpeza, que é um dos pontos positivos da cerâmica. Essa característica é muito relevante, sobretudo por tratar-se de um cômodo em que alguns respingos de gordura são inevitáveis.

 

No geral, para limpar os revestimentos de cerâmica basta usar água, detergente neutro e um pano úmido. Além disso, a manutenção também é bem simples, visto que a superfície sem porosidade da peça impede o acúmulo de poeira e de bactérias.

Considere o tamanho da cozinha

O tamanho da cozinha impacta diretamente a escolha do material para revesti-la, especialmente no quesito orçamento. Em um espaço pequeno, se possível, optar por um revestimento de metro quadrado mais caro e, teoricamente, de maior qualidade, pode ser a melhor escolha, uma vez que a quantidade de material usado será menor.

 

Já uma cozinha maior exige muito mais material. Por esse motivo, nesse caso, talvez seja melhor optar por um revestimento mais em conta. De qualquer maneira, vale negar que cozinhas pequenas requerem revestimentos menores e cômodos grandes blindagens de maiores dimensões. É verdade que cozinhas grandes ficam lindas com revestimentos maiores. No entanto, eles também caem muito bem em cozinhas pequenas.

Combine os revestimentos do piso e da parede

Os revestimentos do piso e das paredes não precisam ser necessariamente idênticos, até mesmo para não deixar o ambiente entediante. Entretanto, é importante que eles sejam harmônicos para criar um clima equilibrado para a sua cozinha.

Preze pela qualidade do revestimento

Tenha em mente que, independentemente do preço, o revestimento que você colocará na sua cozinha deve ser de boa qualidade. Após a escolha do material, é preciso optar por um fornecedor, entre vários, que trabalhe especificamente com esse produto.

 

Há empresas que desenvolvem as peças com mais qualidade que outras, como aquelas que trabalham especificamente com um material, o que faz com que elas tenham a capacidade de criar peças mais resistentes.

 

Portanto, busque informações para saber se a empresa é de fato especializada e referência no assunto. Dessa maneira, você terá a garantia de que receberá um produto de qualidade para a reforma ou construção da sua cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *