OS DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO PARA A SAÚDE MENTAL

A princípio, pedir ajuda parece uma coisa fácil de fazer. Se você não pode fazer algo sozinho, o próximo passo óbvio é pedir a ajuda de outra pessoa. Quão difícil pode ser, certo? Quando se trata de saúde mental, pedir ajuda pode ser extremamente difícil. Destinos para adolescentes entendem que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Os dois vão de mãos dadas.

No entanto, os benefícios de obter tratamento para saúde mental superam em muito o desafio de superar o medo inicial de procurar ajuda.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PROCURAR TRATAMENTO?

De acordo com estatísticas do governo, quase metade de todos os jovens de 8 a 15 anos com doença mental não recebe tratamento. Estudos foram conduzidos para determinar as razões para essa disparidade e não há uma resposta única. Em homens pode ser pior ainda, pois pode adquirir problemas sexuais como ejaculação precoce, e nesse caso é de suma importância procurar por um tratamento para ejaculação precoce com um especialista.

Algumas razões têm a ver com o meio ambiente, economia e outros fatores gerais. Em alguns casos, o próprio transtorno mental pode criar condições que impedem o indivíduo de procurar ajuda. Para os adolescentes, os seguintes foram identificados como problemas específicos que dificultavam o contato:

Estigma e constrangimento. Atitudes negativas e de julgamento em relação à doença mental criam vergonha e medo de ser identificado com os doentes mentais.

Dificuldade em reconhecer sintomas. Alguns jovens não sabem ao certo como identificar se seus problemas são típicos ou indicam uma doença mental latente.

Preferência pela Autossuficiência. Durante seus anos de desenvolvimento, os adolescentes geralmente começam a afirmar sua independência. Essa tendência pode causar uma preferência por confiar em si mesmos.

Falta de confiança. Do constrangimento geral de compartilhar detalhes pessoais ao medo de ser exposto, a desconfiança muitas vezes se torna uma barreira.

Sentimentos de desesperança. Aqueles especialmente sobrecarregados com seus sintomas podem perceber desesperança que contribui para uma diminuição do desejo de ajuda.

BENEFÍCIOS DE RECEBER TRATAMENTO PARA SAÚDE MENTAL

Felizmente, identificar os benefícios do tratamento é mais fácil do que descobrir por que é 

difícil pedir ajuda. Se você compreender o quanto tem a ganhar, ficará mais inclinado a buscar ajuda.

Dependendo da sua situação específica, haverá vantagens particulares em receber tratamento. Mas, considerando os benefícios gerais do tratamento de saúde mental, é um ótimo lugar para começar:

Melhor qualidade de vida 

Imagine estar livre dos sintomas que você está enfrentando atualmente. Sem depressão, ansiedade, estresse e outros problemas psicológicos que o sobrecarreguem, você pode viver sua vida ao máximo. Seu corpo e sua pele vão estar brilhantes de saúde e você vai se sentir cada vez mais feliz.

Relacionamentos aprimorados

Quando os sintomas da doença não estão minando suas forças, você é mais capaz de desenvolver e manter relacionamentos saudáveis ​​e terá mais tempo para as pessoas de sua vida.

Chance reduzida de complicações

Infelizmente, muitas pessoas com doenças mentais também desenvolvem dependência de substâncias, mas obter tratamento de saúde mental diminui essa possibilidade. Mesmo que as drogas ou o álcool já sejam um problema, o tratamento com diagnóstico duplo pode ajudar nas duas condições.

Melhor desempenho na escola ou no trabalho

Maior concentração, maior criatividade, redução do absenteísmo, aumento da produtividade e melhor desempenho geral são todos benefícios reais de uma boa saúde mental.

Risco reduzido para problemas médicos

A doença mental não tratada contribui para problemas físicos como doenças cardíacas, úlceras e colite e também reduz a força do sistema imunológico. Obter tratamento diminui sua necessidade potencial de certos serviços médicos.

Incentivo e suporte

A terapia individual permite que você entenda melhor a si mesmo e seus objetivos pessoais. A terapia de grupo fornece exposição a outras pessoas com lutas semelhantes, o que pode oferecer novas perspectivas sobre problemas difíceis. Tudo isso lhe dá a força necessária para uma recuperação contínua.

DICAS PARA PEDIR AJUDA

Lembre-se de que não há nada de vergonhoso em procurar ajuda. Inicialmente, você pode se sentir vulnerável e inseguro, mas pedir ajuda é essencial. Um bom tratamento de saúde mental o colocará em um caminho de recuperação que permitirá que você aproveite verdadeiramente sua vida. Aqui estão algumas dicas básicas para ajudá-lo a superar sua relutância em procurar ajuda:

Peça ajuda antes que a frustração e a raiva assumam o controle. Se você esperar até que os problemas sejam graves, pode ficar sobrecarregado demais para pedir ajuda.

Deixe para trás os sentimentos de fraqueza, vergonha e constrangimento. Pedir ajuda não significa que você seja um fracasso. É a melhor e mais sábia estratégia para ter sucesso na superação de suas lutas.

Fale com alguém em quem você confia. Se você não souber por onde começar ou se sentir intimidado em lidar com profissionais, comece com um amigo ou parente. Eles podem indicar a direção certa e trabalhar com você para encontrar a melhor fonte de tratamento.

Seja claro e direto ao pedir ajuda. Se você não for específico, outras pessoas podem perder completamente o seu pedido de ajuda. Comentários vagos são facilmente perdidos ou mal compreendidos, então seja o mais preciso possível.

Seja o mais positivo possível. Compreensivelmente, a negatividade se insinua quando você está lutando com problemas reais. Mas tente se abster de choramingar ou reclamar. Além disso, seja gentil e gentil; evite fazer demandas ou ameaças. Atitudes ruins podem afastar as pessoas justamente quando você mais precisa delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *