Os escritórios de advocacia, embora muitas vezes não sejam vistos assim, não deixam de ser empresas. E, como qualquer outra entidade empresarial, precisam que o público conheça seus serviços, o que pode ocorrer com marketing para escritório digital.
Porém, isso ainda é um tanto quanto raro. Muitos escritórios encontram dificuldades em saber o que é permitido ou não. Igualmente, poucos contam com um departamento específico com estratégias claras para isso.
Por isso, hoje separamos algumas dicas essenciais para promover o marketing digital para advogados. Dessa forma, veja como é possível alcançar novos clientes e expandir seus negócios de acordo com os limites impostos pela OAB.
Marketing para escritório de advocacia é permitido?
Muitos advogados e escritórios têm receios em investir em marketing em razão das regras próprias que se impõem à advocacia. Afinal, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil possui uma série de restrições e de regras específicas.
Veja o que dizem as normas da OAB sobre a possibilidade de divulgação dos serviços da advocacia:
Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
Mas, então, é possível fazer marketing para escritório de advocacia? Sim! Primeiramente, porque o próprio estatuto permite isso, ainda que de forma limitada. Além disso, porque publicidade é diferente de marketing. A primeira visa vender algo, enquanto a segunda divulga soluções e serviços.
Assim, os escritórios de advocacia podem investir em marketing. Isso se tornou ainda mais claro com a publicação do Provimento 205/2021 pela OAB Nacional. Veja o que ele diz:
Art. 1º É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.
- 1º As informações veiculadas deverão ser objetivas e verdadeiras e são de exclusiva responsabilidade das pessoas físicas identificadas e, quando envolver pessoa jurídica, dos sócios administradores da sociedade de advocacia que responderão pelos excessos perante a Ordem dos Advogados do Brasil, sem excluir a participação de outros inscritos que para ela tenham concorrido.
O Provimento, ainda, traz mais esclarecimentos sobre o marketing para escritório de advocacia. Veja:
Art. 2º Para fins deste provimento devem ser observados os seguintes conceitos:
I – Marketing jurídico: Especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do exercício da advocacia;
II – Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de
comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;
Dicas para investir em marketing para escritório de advocacia
Abaixo, então, confira algumas dicas para promover o marketing para advogados respeitando sempre o que as regras específicas da profissão permitem ou não.
Saiba o que é ou não permitido no marketing para escritório de advocacia
Em primeiro lugar, para fazer o marketing digital dentro do seu escritório jurídico é necessário saber o que se poder ou não fazer. Dentre as proibições, temos:
- Propaganda em televisão ou rádio;
- Distribuição de folders de divulgação;
- Newsletter com serviços;
- Divulgação de valores de honorários;
- Consultas não pagas por redes sociais como WhatsApp.
Mas, então, o que é possível fazer no marketing para escritório de advocacia? Veja, abaixo, algumas das possibilidades:
- Newsletter com divulgação de publicações de textos jurídicos para clientes;
- Uso de cartões de visita;
- Participação em palestras e eventos jurídicos;
- Marketing de relacionamento e de recomendação;
- Site e blog do escritório jurídico;
- Redes sociais;
- Podcasts e outros.
Por isso, mesmo que o marketing para escritório de advocacia encontre limitações, ele possui inúmeras alternativas.
Aposte em um blog jurídico
Além de saber o que se pode ou não fazer no marketing jurídico, é preciso colocar as opções em prática. E uma das melhores delas se refere à utilização de um blog jurídico que pode estar acoplado ao site institucional do escritório.
O blog jurídico é uma ótima opção de marketing para escritório de advocacia. Lembre-se que há sigilo das ações, bem como proibição de divulgação dos honorários. Porém, é possível fazer publicações explicando assuntos e trazendo novidades de decisões judiciais.
Ainda, você pode usar uma newsletter para divulgação destes blogposts. Com isso, você demonstra conhecimento dos profissionais, seriedade do escritório e especialidade em áreas.
Não se esqueça das redes sociais
Ainda, use as redes sociais em favor do marketing para escritório jurídico. Novamente, não é possível interpelar possíveis clientes ou divulgar serviços. Mais uma vez, então, deve-se utilizá-lo para fins informativos em uma linguagem clara e popular.
Parcerias e publicações
Por fim, use parcerias com revistas online e físicas, bem com redes de televisão ou rádio, para divulgar seu escritório. Nesse caso, novamente, limita-se ao fim informativo e não de propaganda.