Independentemente do tamanho do seu cômodo, criar mais de um ambiente em um espaço só pode ser uma ótima forma de aproveitá-lo melhor e deixá-lo mais funcional. Se você mora em um lugar pequeno, como num estúdio ou loft, essa estratégia pode ser ainda mais importante para torná-lo mais aconchegante.
O que nem todo mundo sabe é que a divisão de ambientes pode ser feita com intervenções simples, sem a necessidade de uma obra ou de grandes investimentos. A própria disposição dos móveis de sala pode te ajudar e alguns elementos podem ser inseridos justamente com esse fim.
Para te ajudar a pensar no que pode ser feito por aí, fizemos uma lista com dicas de especialistas em decoração. Elas ficam perfeitas para criar mais de um ambiente na sala ou no quarto, mas podem ser adaptadas para qualquer cômodo da casa, dependendo da sua necessidade. Continue lendo e inspire-se!
Divisórias
Instalar divisórias de MDF, vidro ou de madeira é uma das formas mais comuns de dividir um ambiente. Se você pensou que isso pode deixar o ambiente pesado, saiba que existem várias opções não convencionais de divisórias, algumas bastante criativas, leves e cheias de personalidade.
O segredo é escolher um tipo de divisória que converse com o restante da decoração daquele ambiente, garantindo que o resultado final vá ficar não só funcional, mas também harmônico.
Cortinas
As cortinas podem funcionar como divisórias para delimitar o espaço entre os cômodos, com a vantagem de que podem ser abertas quando a divisão não for desejada. Se o ambiente for pequeno, prefira as cores neutras e lisas, que ajudam na sensação de amplitude.
Estante vazada
Outra forma simples e prática de dividir um ambiente é instalar nele uma estante vazada, delimitando aquele cantinho ou até mesmo separando o cômodo no meio.
Uma vantagem dessa estratégia é que você também ganha um lugar para guardar livros e outros elementos decorativos. Porém, não se esqueça de deixar alguns espaços vazios, para aumentar a claridade e a amplitude.
Portas de correr
Essa é outra estratégia bastante utilizada e excelente se a intenção da divisão é garantir mais privacidade para algum dos ambientes, pois você pode, literalmente, fechar a porta.
Uma boa opção é instalar portas de vidro, que também ajudam a aumentar a sensação de amplitude do local. Nesse caso, você pode acrescentar cortinas para bloquear a visão do outro lado quando isso for conveniente.
Pintura na parede
Pintar somente uma parede, de preferência com uma cor marcante e em formato de retângulo, pode ser bem eficiente para separar um determinado espaço, fazendo um cantinho de leitura ou de estudos de um lado da sala. Instalar um papel de parede também funciona bem para essa estratégia.
Biombo
Clássico, o biombo é perfeito para dividir ambientes, com a vantagem de que ele pode ser mudado de lugar, dando a você várias possibilidades de adaptação, conforme a necessidade ou o mood do dia. Há opções em diversos materiais e estilos; escolha um que combine com os outros elementos do seu cômodo.
Parede viva
As plantas estão em alta e deixam qualquer ambiente mais aconchegante e cheio de vida. Elas podem ser penduradas no teto, em uma arara ou até mesmo colocadas em uma estante vazada.
Tapetes ou piso
Mudar o estilo do azulejo é outra forma eficiente de dividir espaços no mesmo cômodo e isso pode ser feito até com aqueles adesivos que imitam taco, por exemplo.
No entanto, para quem quer uma alternativa menos trabalhosa, esse processo também pode ser feito com tapetes, grandes ou pequenos. Os grandes criam um espaço por si só, enquanto os menores podem dar aquela sensação de porta de entrada. Use a imaginação!
Disposição dos móveis
Essa é uma dica que pode ser colocada em prática sem a necessidade de fazer investimentos, apenas usando o que você já tem. Posicione os móveis de maneira a criar linhas imaginárias que delimitam o espaço como você quer. Mesas e sofás são ótimos para fazer isso.