Vez ou outra, somos influenciadas por diferentes truques de styling. Basicamente, esses “segredinhos”, compartilhados entre o público feminino, servem para agilizar o processo de montar um look. E não só isso: eles também ajudam a obter efeitos únicos e certeiros em uma combinação.
Entre os mais conhecidos — e praticados — está a coordenação entre o sapato, o cinto e a bolsa. Durante muitos anos, as pessoas mantinham uma regra quase obrigatória: manter todos esses acessórios femininos devidamente alinhados em um visual.
Mas será que tal método ainda está valendo? É o que te explicamos neste artigo. Se você também deseja se aprofundar no universo fashion e aprender a elaborar outfits incríveis para o dia a dia, não deixe de acompanhar a leitura.
Afinal, é preciso combinar o sapato com a bolsa e o cinto?
Diferentemente do que muitos ainda acreditam, não é mais obrigatório fazer esse tipo de combinação. No entanto, isso não quer dizer que você deva escolher aleatoriamente as peças que irão compor o seu look. Atualmente, existem muitas pessoas que se identificam com um estilo clássico ou mais tradicional e se sentem à vontade para realizar esse truque de styling.
Nesse caso, a combinação deve seguir o mesmo padrão de cor ou estampa. Quer um exemplo? Imagine que a ideia é montar uma produção bem alinhada. Nossa dica é escolher um sapato, cinto e bolsa que tenham a mesma tonalidade, podendo ser preto, branco, vermelho ou qualquer outro tom do seu gosto.
Dependendo do seu estilo, ainda é bacana realizar essa seleção observando o material de cada item, promovendo um efeito ainda mais equilibrado. Ao longo desse processo, existem outras modalidades que podem ser experimentadas, a fim de obter um visual único e repleto de personalidade. Te contamos já quais são elas. Anote!
Um toque de cor
Sabe quando acabamos de nos vestir e achamos o resultado do look um tanto sem graça? Nesses momentos, uma saída é utilizar um cinto e bolsa de tonalidades neutras. O sapato, por sua vez, pode aparecer em uma cor vibrante e chamativa — se tornando o protagonista do outfit.
Tudo descombinado
Para as ousadas de plantão, não tem segredo. Se o seu objetivo é transbordar originalidade, deixe o medo de lado e crie um look sem que o sapato, o cinto e a bolsa estejam combinando.
Pelo contrário: para essa proposta, está liberado escolher peças de tonalidades diferentes, desde que elas conversem bem entre si. Uma dica é recorrer aos tons complementares, que, como o nome já diz, se relacionam bem ao serem utilizados juntos. Veja algumas opções:
- verde, amarelo e azul;
- violeta, azul e laranja;
- vermelho, azul e roxo.
Dica extra: também é necessário prestar atenção na paleta de cores do restante do visual. Para não correr o risco de ficar over, aposte em trajes neutros e fáceis de usar. Um “pretinho básico”, um “total denim” e um “off-white monocromático” entram na lista.
Outros acessórios
Os acessórios também podem fazer parte da sua combinação. Para elevar o status do look, utilize pulseiras, colares, brincos, anéis e demais artigos que consigam se destacar. As versões metálicas — em prata e dourado — são as mais utilizadas. Entretanto, você pode usar itens coloridos que harmonizem com o seu sapato, cinto e bolsa.
Gostou de aprender a criar produções fantásticas em um passe de mágica? Aproveite para explorar o seu closet e deixar a imaginação voar na sua próxima composição. Vai ser um arraso!