5 dicas para você combater o preconceito contra pessoas com deficiência

Um tema muito debatido atualmente é o preconceito. Piadinhas de gerações atrás não têm mais graça porque são ofensivas. Pessoas famosas estão engajadas com causas contra preconceitos de diversos tipos.
E mesmo as vítimas já estão levantando bandeiras para não sofrerem mais preconceito: são pessoas negras, mulheres, transex, pessoas com deficiência e muito mais.
Por isso, o artigo de hoje é focado em ações que você pode ter para combater o preconceito contra pessoas com deficiência.
Nem todas as pessoas possuem um familiar ou um amigo próximo com deficiência. No entanto, é impossível não conviver com pessoas deficientes, seja no ambiente de trabalho ou até acadêmico.
Por isso, conheça 5 dicas para você combater o preconceito contra pessoas com deficiência.

1 – Aumente seu conhecimento

Uma boa dica para evitar o preconceito é ir atrás de conhecimento sobre o que significa ser uma pessoa com deficiência. Há livros, séries e filmes com essa temática.
Também é possível seguir pessoas com deficiência nas redes sociais ou até instituições não-governamentais. O intuito aqui é descobrir mais sobre a vida de pessoas com deficiência.

2 – Faça voluntariado com pessoas com deficiências

Caso você não tenha tido a chance de conviver com uma pessoa com deficiência, o melhor modo de entender como respeitar as diferenças pode ser através de voluntariado em uma organização social, uma escola especial ou até abrigos para crianças e adolescentes.
Aproveite para levar a família também. Pesquisa na internet se existe um local próximo de sua casa e faça voluntariado. Isso também é bom para seu estado de espírito.

3 – Ajude sem julgar

Um pensamento muito comum é que pessoas com deficiência são apenas aquelas com aparência diferente, como pessoas com síndrome de Down, cadeirantes ou deficientes auditivos.
No entanto, existem pessoas que possuem apenas uma deficiência intelectual leve e também podem ser denominadas como pessoas com deficiência.
Por isso, não julgue antes de saber ou entender. Há pessoas com dificuldade de comunicação e algumas com problemas de aprendizado. Portanto, ajude se necessário, em vez de julgar.

4 – Conscientize seus familiares e amigos

Depois de ter tanta experiência ao ter mais conhecimento sobre pessoas com deficiência e até com o voluntariado, você pode debater com familiares e amigos a questão do preconceito.
Você pode esclarecer as pessoas para que elas não sejam preconceituosas. Dessa forma, você vai ajudar a combater o preconceito na sociedade, um bom passa tempo é descobrir the big theory onde passa.

5 – Exerça sua cidadania

Você pode ajudar indo mais além. Caso as calçadas do seu bairro ou de um local muito visitado por cadeirantes não tenha rampas, procure o órgão responsável e cobre isso deles.
Ou se a escola do seu filho ainda não é inclusiva, converse com a diretoria. Caso seja no seu local de trabalho, busque alternativas para obter processos seletivos inclusivos.
Dessa forma, você vai exercer sua cidadania de forma a combater o preconceito e oferecer mais oportunidades para pessoas com deficiência. Todos esses passos já são uma grande evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *