Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso? Saiba aqui!

Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso

Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso? Saiba aqui!

Muitas pessoas ainda não sabem como fazer uma reeducação alimentar para perder peso e nem mesmo entendem que é a chave para o processo de emagrecimento saudável.

Por outro lado, em uma sociedade onde há um consumo cada vez maior de produtos açucarados e processados, talvez não seja uma tarefa muito simples saber como manter uma dieta equilibrada para emagrecer.

Felizmente, existem algumas dicas fáceis que ajudam a fazer as melhores escolhas no seu dia a dia, e é exatamente isso que vamos mostrar aqui!

Qual a importância da reeducação alimentar para emagrecer?

Antes de saber como fazer uma reeducação alimentar para perder peso, saiba que a melhor forma de emagrecer sem correr o risco de ganhar peso é por meio da reeducação alimentar.

Dessa forma, é possível experimentar novos alimentos e reduzir a quantidade de alimentos nas refeições.

Assim, é possível perder peso de uma maneira saudável, sem ter que usar medicamentos ou recorrer a uma cirurgia bariátrica.

Contudo, para que os resultados sejam definitivos, é importante que a mudança de hábitos alimentares seja acompanhada de uma atividade física regular.

Nesse sentido, a reeducação alimentar é, sem dúvida, a melhor receita para perder peso sem prejudicar a sua saúde, e consiste em comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes, carnes magras, mas também reduzir o consumo de alimentos processados, bebidas gasosas, frituras e doces.

Se você seguir todas as dicas passadas aqui, quando menos perceber estará substituindo sua legging peluciada plus size por uma legging tamanho P.

Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso: dicas de alimentos

Quando se trata de como fazer uma reeducação alimentar para perder peso, tenha em mente que uma dieta equilibrada deve fornecer ao organismo todos os nutrientes que ele precisa para funcionar.

Dessa forma, os alimentos devem ser controlados para atender às necessidades do corpo, o que favorece a perda de peso.

Nesse sentido, veja quais os principais nutrientes que devem integrar uma alimentação equilibrada:

Fibras alimentares

Podem ser encontradas em frutas, legumes e alimentos integrais. As fibras alimentares promovem uma sensação de saciedade, favorecem o trânsito intestinal e regular a glicemia e o colesterol.

Vitaminas, minerais e antioxidantes

Esses micronutrientes se encontram na maioria das categorias alimentares, daí a importância de uma dieta variada. 

Vitaminas (principalmente a vitamina C), minerais e antioxidantes ajudam a estimular o metabolismo e evitar carências nutricionais.

Proteínas magras

Podem ser de origem animal ou vegetal, presentes em frangos, peixes, ovos, tofu, leguminosas ou mesmo nas oleaginosas. 

As proteínas têm um papel fundamental porque elas nutrem as fibras musculares e preservam a massa magra. Além disso, elas contribuem para fornecer uma sensação de saciedade mais rápida.

Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos de qualidade devem fazer parte quando a questão é como fazer uma reeducação alimentar para perder peso

Ajudam também na síntese dos hormônios e no transporte de vitaminas no organismo. As melhores fontes de ácidos graxos são: peixes, azeite de oliva, linhaça, chia e oleaginosas.

Água

Como você verá mais abaixo, no processo de reeducação alimentar para emagrecer, a água é fundamental!

Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso: passo a passo

Veja todas as etapas de como fazer uma reeducação alimentar para perder peso:

1.Beber 2 litros de água por dia

A hidratação com a água é muito importante porque a água não contém calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação.

O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia, mas se você sentir dificuldade em beber toda essa quantidade, experimente colocar um pedaço de gengibre ou espremer um pouco de limão.

Uma outra possibilidade de beber mais líquidos é tomar chá sem açúcar, mas nada de sucos industrializados, refrigerantes ou sucos de frutas com açúcar.

2.Comer a cada 3 horas

Comer a cada 3 horas é ideal porque a glicemia fica mais estável e você terá menos fome.

Para poder comer a cada 3 horas, procure comer uma pequena quantidade a cada refeição, que deve compreender o café da manhã, o lanche no meio da manhã, o almoço, o lanche da tarde, o jantar e a ceia.

Se você acha que não consegue fazer os lanches, tente comer menos no café da manhã e no almoço.

3.Ter tempo para comer

Na correria do dia a dia, as pessoas acabam não reservando um tempo a mais na hora das refeições.

Saiba que é necessário cerca de 20 minutos antes de nosso estômago se sentir saciado.

Na verdade, esse é o tempo necessário para nosso cérebro receber a informação.

Assim, quanto mais rápido você comer, mais rápido sentirá fome, e principalmente, nunca pule refeições.

Então, coma o mais lentamente possível e mastigue bem os alimentos.

4.Reeducar seu paladar

Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso

Para escolher os melhores alimentos, você deverá reeducar seu paladar. As saladas, sopas e legumes cozidos terão melhor sabor quando você deixa de comer alimentos processados, ricos em aromas e conservantes.

Se você não gosta de certos alimentos e que você sabe que é importante porque são ricos em vitaminas e contém menos calorias que um hambúrguer, por exemplo, experimente-os várias vezes.

Cozinhar os legumes com uma folha de louro e adicionar alho amassado nas sopas pode dar um sabor mais agradável, facilitando a adaptação.

Teste novas receitas e opte sempre por alimentos integrais, porque eles diminuem a fome, além de regular o intestino.

Para que essas mudanças sejam colocadas em prática dia após dia, uma mudança por semana deve ser feita até que ela se torne um hábito, o qual será adotado para sempre.

Leia também: Conheça a feniletilamina, o hormônio da paixão

Conclusão

Para otimizar todo esse processo de como fazer uma reeducação alimentar para perder peso, a dica é pedir a orientação de um nutricionista esportivo.

Isso porque, você vai aprender a comer bem,  substituir maus hábitos alimentares e reduzir assim o risco do efeito sanfona, frequente nas dietas muito restritivas.

Além disso, praticar uma atividade física é também importante para perder peso e acelerar os resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *