O SEO (Search Engine Optimization que, em tradução para o português, significa Otimização para os Mecanismos de Buscas) surgiu na década de 1990. Criado por Tim Berners-Lee, é uma espécie de sinalização de segurança para que sua empresa seja reconhecida e esteja nas primeiras colocações no Google e em todos os buscadores.
Para um bom desempenho, deve-se ficar atento na escolha de palavras-chave condizentes ao conteúdo e outros pontos, como:
- Ter a palavra-chave no título, no primeiro e no último parágrafos;
- Escolher até quatro palavras-chave secundárias;
- Seu texto ter 300 palavras ou mais;
- Nível de leitura mais ameno;
- Fontes confiáveis;
- Subtítulos;
- Parágrafos de três ou quatro linhas;
- Palavra-chave na tag ‘alt’ da imagem;
- Palavra-chave na meta descrição;
- Links internos e externos.
Dentre as inúmeras vantagens, uma delas é conquistar a possibilidade de ser reconhecido por um número maior de pessoas e futuros clientes. Isso gera compartilhamentos, melhores vendas e lucros.
Acha que parou por aí? Tenha certeza que as vantagens do SEO para sua marca seguem ‘ao infinito e além’, como diria o personagem Buzz Lightyear, de Toy Story.
Acesso democrático
Seguindo as estratégias e estudando bastante sobre SEO e sobre seu nicho, tanto as marcas enormes como a Coca-Cola, quanto a sua pequena empresa de estruturas metálicas poderão se beneficiar com isso.
O melhor é saber que não há necessidade de gastos exorbitantes. Apenas de um pouco de paciência para que este rankeamento comece a dar sinais de expansividade e crescimento. É um canal democrático e útil a todos.
Visitas crescentes
Já citamos anteriormente este fator, mas vale pontuá-lo novamente. O Google forneceu dados que impressionam: 75% das pessoas que fazem pesquisas não passam da primeira página. Por isso, é fundamental não só criar conteúdo, mas fazê-lo da maneira certa.
Quem acessa está interessado
Pense numa placa de energia solar, que captura o calor sem grandes dificuldades. Seu site, se bem estruturado com as técnicas de SEO, fará o mesmo com o usuário interessado, ou seja, o primeiro passo do funil de vendas está feito.
Agora é trabalhar para criar boa conexão com ele, recebê-lo em seu lead, apresentar-se como uma persona amigável e com vontade de tirar suas dúvidas. No fim, seu prêmio vai ser o fechamento daquela venda!
Transforme-se em autoridade dentro de seu nicho
Não é errado pagar para aparecer no topo do Google – elas também trazem bons resultados. Mas, mesmo inconscientemente, o público preferirá clicar naqueles links que forem orgânicos, pois a credibilidade aumenta.
Entenda: um futuro cliente faz várias pesquisas e nota que, em várias delas, sua marca aparece entre as primeiras. Recorrer a estes links como fonte de informação é questão de tempo. E quem se beneficia com isso é você!
Uma estratégia que segue a longo prazo
Pode até ser difícil colocar seu site nas primeiras páginas dos buscadores. Porém, este empenho é válido, já que tal conteúdo poderá ficar ali por anos. Faça uma ‘manutenção’ esporádica e aproveite.
Leia, conheça, entenda e veja tudo sobre SEO. É um passo perfeito para levar sua marca a outro patamar. Gostou da postagem? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e familiares.