Biomédico Embriologista: o que faz esse profissional?
Confira o que faz, quanto ganha e como anda o mercado.
Quem vai prestar vestibular e Enem esse ano buscando entrar na faculdade, sempre fica em dúvida em qual profissão deve seguir. E no artigo de hoje, vamos falar de uma delas que é pouco conhecida, a do Biomédico embriologista. Mas primeiro vamos entender o que é essa área.
O que é a embriologia?
Indo direto ao assunto, a embriologia é a ciência que lida com o estudo, formação e desenvolvimento de embriões. Ele examina o processo de criação e desenvolvimento do indivíduo, desde a fertilização até o nascimento, e fornece informações importantes sobre o início da vida humana. Além disso, a embriologia sugere a compreensão das causas de certas variações na estrutura humana e o esclarecimento de relações anormais e normais. É através dela que são feitas várias pesquisas e tratamentos relativos à infertilidade e que possibilitam a fertilização in vitro por exemplo.
O que faz o Biomédico embriologista?
Com formação ampla em biologia ou biomedicina e especialização em reprodução humana, o embriologista é o homem habilidoso que manipula células reprodutivas femininas e masculinas em laboratório para fins de reprodução assistida.
Este profissional possui diversos aparelhos de alta tecnologia e precisão para realizar os procedimentos, exames e avaliações realizadas.
O embriologista é responsável por toda a parte laboratorial dos tratamentos de FIV (Fertilização In Vitro), IUI (Inseminação Intrauterina), passando pelo congelamento de embriões, sêmen, óvulos, entre outros. Ele ele utiliza tecnologias de reprodução assistida (ART) para ajudar na infertilidade;
Algumas atividades que o trabalho do embriologista clínico pode incluir:
-Determinação do nível de fertilidade dos indivíduos;
-Coleta de óvulos e espermatozóides (gametas) de pacientes para processamento; (Atividade limitada a médicos)
-Manter a viabilidade de células germinativas e embriões, tecido durante o processamento;
-Micromanipulação e teste de adequação de cada célula germinativa;
-Preparação de células germinativas e arredores para fertilização in vitro e facilitação de fertilização;
-O uso de tecnologias de reprodução assistida (ART) para ajudar na infertilidade;
Qual a formação exigida para essa profissão?
Normalmente é preciso fazer uma faculdade e normalmente as formações mais indicadas para quem quer seguir nessa área são Medicina, Biologia e Biomedicina, seguidas de uma especialização na área de Embriologia e Reprodução Humana. Em seguida é realizada uma especialização na área, bem como a integração ao conselho. Além disso, alguns estudantes optam também por aumentar o conhecimento, fazendo um bom curso de embriologia que pode fazer diferença na hora de conseguir uma vaga de emprego.
Como anda o mercado?
O mercado anda bastante solicitado, uma vez que cada vez mais os valores da reprodução assistida estão baixando e também o tabu da mesma cada vez menor na sociedade. Além do fato das mulheres hoje engravidarem cada vez mais tarde. Muitas clínicas abrem vagas em grandes cidades, é um excelente campo para trabalhar atualmente.
Quando ganha esse profissional?
O salário médio do embriologista gira em torno de 5000 a 6000 segundo dados do site glassdoor que trata do mercado profissional.
Considerações finais
Se você ainda está em dúvida sobre que carreira seguir, esperamos que esse artigo sobre o biomédico embriologista possa ajudar em sua vida
Continue lendo nossos artigos!
Se você tiver alguma dúvida, os comentários estão à disposição!