Atrair clientes para restaurantes é um dos principais objetivos de todo dono de negócio que trabalha nesta área, afinal de contas, os consumidores são essenciais para o crescimento e sucesso de qualquer estabelecimento gastronômico.
Sem eles, como é que o restaurante vai vender, lucrar ou até mesmo sobreviver?
Por isso, investir em ações e estratégias que contribuam para atrair clientes é fundamental.
Porém, com tantas opções e caminhos disponíveis hoje em dia, onde, de fato, você deve investir? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!
Nele, você saberá quais são as dicas essenciais para atrair e fidelizar clientes para o seu restaurante.
Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção para saber tudo e, claro, após terminar de ler o artigo, não deixe de colocar em prática as dicas que apresentamos para você, ok?
Dicas essenciais para atrair clientes para restaurantes
1. Ofereça um ambiente agradável
Pensar na experiência do cliente é algo fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento e, tratando-se de restaurantes, você não pode deixar de oferecer um ambiente agradável, organizado, limpo e bem ventilado (ainda mais em tempos de pandemia) e com uma bela decoração e iluminação.
Além disso, é importante que você invista em móveis de qualidade, isto é, que sejam bonitos, duráveis e, principalmente, confortáveis. Portanto, tenha em seu estabelecimento boas mesas, cadeiras e banquetas.
E para completar o ambiente, ofereça Wi-Fi grátis (afinal, as pessoas estão sempre conectadas) e tenha alguma atração, alguma forma de entretenimento, pois isso também “conta pontos” na experiência do consumidor.
Tenha em mente que para atrair clientes você precisa encantá-los, caso contrário eles buscarão novos estabelecimentos para comer.
2. Trabalhe muito bem o atendimento
Se o seu restaurante não possui um atendimento personalizado, humanizado, educado e respeitoso, ao invés de atrair clientes, você estará afastando-os do seu estabelecimento.
Portanto, se você não quer passar por isso, trabalhe muito bem o atendimento. Tenha colaboradores qualificados e preparados para atender os clientes da melhor maneira possível!
Além disso, invista em treinamentos periódicos para que todos possam estar sempre em constante evolução e aprimoramento.
Prepare sua equipe para vender sempre mais e melhor!
Assim, você verá que atrair clientes para o seu estabelecimento gastronômico será muito mais fácil e natural.
E para engajar, estimular e valorizar os colaboradores, reconheça-os com premiações e benefícios. Dessa forma, todos saem ganhando.
3. Invista em marketing digital
Ter presença online hoje em dia deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.
Quem possui um negócio e ainda não está na internet, perde, diariamente, inúmeras oportunidades e possibilidades de atrair e fidelizar clientes.
Portanto, se você quer aproveitar todo o potencial que a internet tem, não deixe de investir em estratégias de marketing digital!
E para te ajudar, nós separamos as principais a seguir:
- Site e blog otimizados com técnicas de SEO;
- Redes sociais (Facebook e Instagram);
- E-mail marketing;
- Google Meu Negócio;
- Canal no YouTube;
- E anúncios no Google e nas redes sociais.
4. Crie promoções especiais
Quando se fala em “promoções e ofertas”, muitos consumidores já se animam, afinal, haverá preços e condições especiais.
Pois então, utilizando essa estratégia de maneira bem pensada e planejada, você pode atrair muitos clientes para o seu restaurante.
Por exemplo, você pode criar promoções especiais para o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc. e para datas comemorativas como aniversários, o Dia da Pizza, o Dia do Hambúrguer, entre outras – claro, desde que o seu estabelecimento ofereça este tipo de comida.
A dica de ouro aqui é montar um calendário com todas as datas relevantes e que possuam algum potencial para o seu restaurante. Assim, você poderá organizar suas ações e campanhas com antecedência, de modo a não errar o timing delas.
5. Implemente programas de fidelidade
Além de atrair clientes, você também deve buscar a fidelização deles, afinal, ter clientes “fixos”, que consomem de maneira recorrente é bastante importante para que o negócio continue prosperando.
Por isso, implemente programas de fidelidade em seu restaurante, de modo a oferecer vantagens/benefícios/descontos aos consumidores e, claro, manter o movimento do seu negócio.
Use a criatividade e incentive os seus clientes a voltar mais e mais vezes ao seu restaurante!
Inclusive, vale ressaltar que é mais barato manter um cliente antigo do que conseguir um novo. Ou seja, compensa e muito fidelizar clientes.
Dica bônus: comida de qualidade
Para finalizar, precisamos falar sobre uma dica óbvia, mas que não deixa de ser extremamente importante…
Ofereça aos seus clientes os melhores pratos, as melhores sobremesas e as melhores bebidas que eles já provaram na vida.
As cinco dicas que apresentamos ao longo deste artigo, envolvem ações e estratégias em torno do estabelecimento. Agora, se a comida não for boa, se o seu restaurante ficar devendo na qualidade das refeições, será difícil atrair clientes.
Portanto, além das cinco dicas citadas acima, procure sempre oferecer uma comida boa aos seus clientes, que seja bem temperada, cozida e preparada da maneira que eles esperam. Capriche!