A alimentação de atletas é um tema discutido desde a Grécia Antiga, quando os esportistas profissionais surgiram. No caso, existe um vasto conhecimento sobre o assunto, mas podemos resumir em uma única frase: a dieta depende do atleta e do esporte.
Sim, infelizmente não existe um “cardápio padrão” que qualquer pessoa pode seguir. Aliás, vale lembrar que pessoas diferentes, mesmo seguindo a mesma alimentação, têm resultados diferentes.
Ou seja, esse tema é muito mais complicado do que parece – e não existe nenhuma dieta mágica, infelizmente.
Neste post vamos tratar da dieta dos atletas, explicando como e porque elas são como são. Não deixe de ler todo o material!
O poder da dieta balanceada
Se você quer um corpo forte e cheio de músculos tonificados, você precisa seguir uma dieta balanceada. Se seu objetivo é emagrecer, a dieta balanceada também serve para você.
Em resumo, a única forma de alcançar seus objetivos é através do conceito de dieta balanceada.
Nosso corpo tem necessidades diárias que não podemos ignorar. Há o consumo de vários nutrientes em nosso organismo, e eles precisam ser repostos. Quando fazemos isso através da alimentação, realizamos uma dieta balanceada.
Esse conceito anda de mãos dadas com o “prato colorido”. Isso acontece porque precisamos de diversos nutrientes, sendo necessário consumir vários alimentos de uma vez.
Assim, nosso prato fica cheio de cor!
Quando o assunto diz respeito à atletas, temos três categorias:
- Atletas com foco em força
- Profissionais de resistência
- Atletas de explosão
Alimentação de atletas de força
Os atletas que trabalham com a força física precisam de uma alimentação rica em proteínas. Afinal, a força está relacionada de maneira direta à massa muscular presente em seu corpo.
Quanto mais músculos, mais eficiente o atleta será durante a prática esportiva.
Um exemplo bastante conhecido são os lutadores. Quanto mais forte conseguem lançar um golpe, maiores são as chances de vencer uma luta.
Portanto, é fundamental que carnes estejam no prato desses atletas, principalmente as magras. Salmão e frango são as mais indicadas para esses profissionais.
Como nem sempre é possível ingerir a quantidade adequada de proteínas, é comum fazer uso de suplementos alimentares, como o Whey Protein.
Necessidades dos atletas de resistência
Os atletas de resistência são os que precisam de mais energia para sustentar as atividades do organismo. Afinal, estamos falando de esportes de longa duração e esforço constante.
A maratona é um ótimo exemplo de exercício de resistência. Na verdade, a palavra correta é endurance, que está relacionada com a capacidade de resistir por longos períodos contra adversidades, incluindo o esforço físico.
Em geral, esses profissionais são magros, de aspecto esguio, mas de alto gasto calórico. Basta olhar para um maratonista para entender a fisionomia desses atletas.
Dieta para atleta de explosão
Dentre todas as modalidades existentes, a de explosão é uma das mais complexas para a alimentação.
Em geral, são exercícios que exigem uma alternância de esforço: às vezes o atleta precisa correr para um lugar; às vezes está tranquilo, sem realizar nenhum esforço.
Ou seja, é a união dos exercícios de explosão e de resistência. Um ótimo exemplo desses esportes é o futebol: embora nem sempre os atletas estejam correndo, eles têm momentos de uso de força, ao passo que o jogo leva pelo menos 2 horas para finalizar.
É fundamental comer de tudo um pouco, visando repor todos os nutrientes perdidos durante a atividade física.
Os suplementos ajudam a alimentação
Os suplementos alimentares têm esse nome porque entram como um coadjuvante da dieta balanceada. Ou seja, uma pessoa que já consome todos os nutrientes necessários não vai precisar de suplementação.
O problema é que é impossível manter uma alimentação tão perfeita assim.
Na correria do dia a dia, até mesmo quem vive do esporte acaba descuidando da dieta. Dessa forma, acabam rendendo menos nos treinos, levando ao consumo de suplementos para contornar esse problema.
Jamais substitua refeições por suplementos!
A hidratação é fundamental
Um erro bastante comum, principalmente para os novos atletas, diz respeito à hidratação. Sem água circulando em seu corpo, nenhum processo interno funciona de maneira adequada.
Em resumo, a água, além de limpar nosso organismo, também funciona como um meio logístico para os nutrientes. É ele quem vai levar esses elementos para as células, permitindo o pleno funcionamento de nosso corpo.
Hidrate-se antes, durante e depois do treino.
Isotônicos devem estar sempre presentes
Por fim, temos os isotônicos, que nada mais são que bebidas com eletrólitos.
Enquanto praticamos atividades físicas, suamos bastante, e é nesse momento que perdemos sais fundamentais para nosso organismo.
Vale notar, todavia, que só há necessidade dessas bebidas quando perdemos pelo menos 2% de nossa massa corporal durante o treino. Ou seja, quem pesa 100 kg precisa perder 2 kg para poder fazer uso de isotônicos.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Não se esqueça de enviar esse material sobre alimentação para seus amigos!