Decoração minimalista: saiba como aderir a essa tendência

Foi-se o tempo em que, para ter um ambiente visualmente bonito, era preciso rechear o local com muitos móveis e artigos de decoração. Hoje em dia, com o lifestyle moderno, muitas pessoas estão preferindo viver em espaços funcionais, que ofereçam o máximo de praticidade e conforto ao longo da semana.

Nesse contexto, a decoração minimalista ganha os holofotes.

Conhecida por utilizar uma mobília de linhas discretas, paleta de cores suaves e até mesmo elementos têxteis versáteis, como uma almofada ou edredom neutro, essa opção já conquistou o coração de pessoas em vários lugares do mundo — e, quem sabe, também pode estar presente no seu lar.

Assim, se você está com planos de dar aquele up no seu projeto de interiores, nada melhor que se aprofundar no tema e deixar a sua casa “de cara nova”. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que você precisa saber sobre o estilo minimalista

Antes de mais nada, prepare-se: assim que conhecer o estilo minimalista, dificilmente você irá querer saber de outro tipo de combinação. Isso porque essa proposta, criada por volta dos anos 1970, carrega o bom e velho conceito “menos é mais”.

Consequentemente, ela é caracterizada pelo uso sutil de objetos decorativos, bem como artigos que contam com um design simples, mas que ao mesmo tempo conseguem promover muito conforto e sensação de acolhimento aos moradores.

Entre os elementos que não podem ficar de fora desses locais, ainda destacamos o uso pontual de quadros e esculturas artísticas ao lado de mesas, cadeiras e demais mobiliários discretos, podendo apresentar linhas simples e até formatos geométricos. Aqui, o exagero deve passar bem longe.

Colocando o estilo minimalista em ação

Após conhecer a decoração minimalista, você deve estar se perguntando: “como levar essa proposta para a minha casa?”. A resposta é fácil. Abaixo, listamos algumas dicas acessíveis que te ajudarão a transformar qualquer cômodo.

 

Atenção às cores

O primeiro passo para obter o décor minimalista é investir no uso de tonalidades neutras e versáteis. Em outras palavras, aquelas que não chamam a atenção e são ótimas para fazer com que o ambiente ganhe uma atmosfera mais clean. Entre as principais tonalidades, destacamos o branco, o preto, o bege, o cinza e o azul-marinho.

Vale lembrar que tais cores devem estar presentes em todos os elementos de um espaço — tanto na mobília quanto nos estofados e até na roupa de cama. Combinado?

 

Preze pela iluminação natural

A iluminação natural jamais deve ser descartada da decoração minimalista. Explicamos: ao contar com janelas amplas e cortinas que facilitem a entrada de luz, será possível fazer com que todo o ambiente tenha uma atmosfera suave e equilibrada e, como consequência, também se torne super acolhedor.

Além disso, esse cuidado é uma boa saída para quem deseja economizar, sem haver a necessidade de utilizar tantos outros artigos para iluminar a casa. Considere já!

Não esqueça das plantas

Muitas pessoas acreditam que, por apresentar um visual neutro, a decoração minimalista pode ficar monótona ou “sem graça” demais. Para impedir que esse efeito ocorra, um truque simples é recorrer ao uso das plantas.

Essenciais em qualquer composição de interiores, as folhagens são excelentes para refrescar o ar e, de quebra, adicionar mais cor ao local.

Como vimos durante a leitura, a decoração minimalista é uma alternativa estilosa, cômoda e que, na prática, consegue oferecer muito bem-estar aos moradores de um imóvel.

Agora aproveite para colocar essas indicações em prática e, em poucos passos, fazer com que o seu lar se encaixe na sua rotina e perfil. O resultado será encantador!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *