A transição no local de trabalho pode ser um grande passo para viver abertamente como seu eu completo e autêntico. Ele pode oferecer muitos benefícios, como liberdade para expressar seu gênero, apoio de seus colegas e maior confiança. Muitas mulheres trans e não-binárias desejam fazer a transição, mantendo a segurança, o conforto e o desenvolvimento profissional saudável. Esperamos que você use este guia para aprender sobre a transição no local de trabalho e como navegar com sucesso nas transições do local de trabalho.
Candidatar-se a empregos durante a transição
Seja se candidatando a empregos ou fazendo a transição no seu local de trabalho atual, é importante lembrar que você está no controle de sua transição. Só você pode decidir a quem, se alguém, divulgar sua identidade de gênero. As informações relacionadas à sua identidade de gênero (como sexo atribuído no nascimento) podem ser informações médicas confidenciais que não precisam ser compartilhadas com pessoas que não precisam saber. Além disso, você pode optar por iniciar sua transição em um local de trabalho e continuar em outro. Você também pode escolher quando iniciar certos aspectos de sua transição com base no fato de sua organização ter um ambiente inclusivo ou uma política de saúde.
Se houver alguém em seu local de trabalho em quem você confia, como um parceiro de trabalho próximo ou um amigo, você pode contar a eles sobre sua transição primeiro para obter um aliado. Em seguida, você pode falar com a gerência ou os representantes de recursos humanos de sua organização para criar um plano de ação para a transição em seu local de trabalho. Se a sua organização tiver um guia de saída do armário ou uma política de não discriminação, consulte-o para obter conselhos específicos para o seu local de trabalho.
Muitas organizações estão comprometidas em criar forças de trabalho diversificadas e reter pessoas talentosas de todas as origens. Quando você decide fazer a transição no trabalho, algumas das coisas que você pode querer discutir são a atualização de informações pessoais, como seu nome, pronomes ou fotografia de funcionário em sistemas internos. Você pode decidir sobre o uso de instalações de gênero, como banheiros ou vestiários. Se você planeja fazer um anúncio formal de sua transição, informações relevantes, como seu endereço de e-mail e fotos da empresa, devem estar prontas com antecedência com sua identidade e expressão de gênero adequadas.
Se você planeja mudar sua expressão de gênero como parte de sua transição, você pode discutir um cronograma para quando planeja fazer essa mudança. Se você planeja fazer a transição médica, é importante discutir o tempo livre para visitas a médicos. Se sua organização tiver uma apólice de seguro, você pode consultá-la para obter informações sobre cuidados relacionados à transição. Mesmo que você não planeje fazer a transição médica, você pode querer um tempo livre para se ajustar à sua nova expressão de gênero. Considere conversar com seus supervisores sobre a possibilidade de trabalhar temporariamente em casa para que você possa se sentir confortável durante a transição.
Saindo do armário para seus colegas de trabalho
Há muitas maneiras que você pode querer fazer isso. Você pode optar por se assumir para seus colegas de trabalho individualmente ou primeiro para uma pequena equipe. Você pode se assumir pessoalmente para seus colegas de trabalho ou por meio de um e-mail para toda a organização. O tempo também pode influenciar sua decisão sobre quando sair do armário. Você pode optar por sair do armário quando se sentir confortável para expressar sua identidade de gênero no trabalho, ou quando uma certa projeção for concluída e você puder ter mais atenção de sua equipe. A alta gerência pode desempenhar um papel importante de suporte, como estar ao seu lado em reuniões ou encaminhar um e-mail de saída de você. A presença da alta administração pode sinalizar para sua organização que você é aceito e bem-vindo como você mesmo.