Se você tem uma empresa ou negócio, sua presença no Google Meu Negócio é praticamente obrigatória. É a ferramenta mais poderosa para dar visibilidade à sua empresa, especialmente localmente, no Google e no Google Maps.
Todos usamos o Google para encontrar uma empresa nas proximidades, seja um restaurante onde você possa comer, um cabeleireiro onde você pode cortar seus cabelos ou uma academia onde pratique esportes.
Além disso, geralmente levamos em conta a avaliação que essas empresas têm no Google. Portanto, ao fazer bom uso dessa ferramenta, você poderá encontrar novos clientes e descobrir o que eles pensam de você.
Aprenda como otimizar o SEO do seu site ao criar uma conta no Google Meu Negócio!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google , através da qual empresas e negócios podem mostrar suas atividades nas pesquisas do próprio mecanismo de pesquisa e do Google Maps, ou seja, é uma plataforma essencial para o SEO local .
Quando alguém procura um negócio em seu setor, é essencial que ele o encontre e que todas as informações que ele possui sejam corretas e o mais atraentes possível. Para o Google, um perfil do Google Meu Negócio bem construído e otimizado é cada vez mais relevante .
Como se registrar
Para se registrar nesta ferramenta, você deve entrar no site oficial do Google Meu Negócio e se registrar na sua conta do Gmail. Em seguida, você deve seguir as seguintes etapas:
- Escreva o nome da sua empresa, juntamente com todas as informações sobre ele (como está escrito no seu site). Tente preencher o máximo de informações possível: sua categoria comercial, número de telefone, horário de funcionamento e fechamento, etc.
- Escreva o ponto físico da sua empresa , se você o tiver (endereço físico e código postal). Caso contrário, você deve selecionar “Ocultar meu endereço”, se sua empresa não tiver um ponto físico específico.
- Selecione as áreas em que sua empresa vende produtos ou presta serviços
- Faça o upload de uma imagem representativa da sua empresa (o logotipo, o mais recomendável).
- Indique seu domínio da web e suas informações de contato .
Verificar conta corporativa
Depois de adicionar todos os dados da sua empresa, você deve verificar se é responsável por eles. Solicite que o Google envie uma carta pelo correio com um código para o endereço da sua empresa, que você deve inserir assim que receber (você tem 30 dias para verificá-la desde que foi emitida). Depois de fazer isso, você é o proprietário do seu arquivo do Google Meu Negócio e pode começar a gerenciá-lo.
Como usar a conta do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio nos oferece inúmeras possibilidades para gerenciar nossos negócios, desde a adição de imagens dele ou de nossos produtos ou serviços, até o conhecimento e a capacidade de responder às críticas que os usuários nos deixam. Entre na página do Google Meu Negócio e comece a conhecer todas as opções que a plataforma oferece:
Informações que você pode fornecer
Quanto mais informações você puder contribuir para o perfil, melhor:
- Registre seu site e sua empresa
- Gerencie e complete todas as informações da sua empresa (horário de funcionamento e fechamento, fotos, endereço, telefone, descrição da empresa etc.)
- Gerenciar análises de usuários : nessa plataforma, os usuários poderão avaliar sua empresa (de 1 a 5 estrelas) e também poderão opinar. Isso ajudará você a conhecer aspectos a serem aprimorados, além de poder responder a cada um dos clientes que deixaram uma opinião.
- Faça publicações (como faria em qualquer rede social) compartilhando fotos, links, texto … para que os usuários possam visualizá-los e compartilhá-los
- Obtenha um relatório analítico sobre sua empresa : quantos usuários o encontraram, como o encontraram, quantos clicaram no site, etc.
- Gerenciar o número de usuários que têm permissões para gerenciar a guia Google Meu Negócio
Fonte: googleapis
Benefícios fornecidos por uma conta otimizada do My Business
Abaixo, detalhamos os principais benefícios de ter uma conta otimizada em Meu negócio :
Mais visibilidade
Um dos benefícios mais destacados é que a marca recebe mais visibilidade, desde que a guia Google Meu Negócio seja bem otimizada. E o algoritmo de classificação separado pode nos favorecer mostrando-o acima do primeiro resultado orgânico.
Localização geográfica com Google Maps
O Google Maps se tornou uma ferramenta de geolocalização muito importante para usuários que procuram um estabelecimento. Com o Google Meu Negócio, sua empresa ou marca aparecerá no Google Maps!
Contato direto com clientes
Outra vantagem é que, ao criar uma guia no Meu negócio, você melhora o contato direto com os clientes, pois eles podem facilmente ligar para você e, por meio de avaliações, você pode obter melhores comentários. É uma maneira de facilitar a comunicação direta com a marca ou empresa para o cliente.
Posicionamento local
Criar uma guia no Google Meu negócio também ajuda a melhorar o posicionamento local de uma empresa . Para isso, é necessário ter um arquivo bem otimizado, com informações precisas, fotografias e todas as informações sobre a empresa em que você pode contribuir. Cuide do arquivo e você verá uma melhoria no posicionamento do seu negócio!
Como excluir uma conta do Google Meu Negócio
Excluir uma conta do Google My Bussines é um processo simples. Você precisa seguir estas etapas:
- Digite o Google Meu Negócio.
- Na conta da empresa, vá para os três itens de menu e clique em Excluir.
- Clique em OK para continuar. Às vezes, você precisa fazer login no Meu negócio novamente.
- Revise todas as informações que aparecem na tela e selecione as caixas para confirmar que deseja excluir a conta.
- Por fim, clique em excluir conta para excluí-la permanentemente.
Opiniões sobre Delete My Business
A influência das avaliações no My Business é muito importante. Isso ocorre porque as avaliações são capazes de influenciar a opinião dos consumidores, fazendo com que eles decidam comprar ou não um serviço ou produto, vão a um estabelecimento … enfim, decidem por você ou por sua concorrência.
Por esse motivo, é importante saber como eliminar as avaliações do My Bussines, caso uma seja inadequada demais e possa prejudicar a empresa ou a marca. É melhor responder para esclarecer o evento, mas pode haver análises não construtivas que desejam apenas prejudicar a imagem da empresa.
Nesta seção, mostramos como fazê-lo. Siga estas etapas e você verá como é simples:
- Acesse o Google Meu Negócio via Gmail.
- Selecione o perfil associado à sua empresa e clique em ” Gerenciar o estabelecimento “.
- Por favor clique na revisão .
- Selecione a revisão que está causando problemas, clique nos três pontos que aparecem na revisão e selecione o relatório como inapropriado .
Lembre-se de que você pode excluir seus próprios comentários do Google com apenas alguns cliques; no entanto, para excluir os comentários de outro usuário, é necessário seguir as etapas mencionadas anteriormente.
Conclusão
Se você é proprietário de uma PME e quer investir em marketing digital para pequenas empresas não deixe de criar uma conta no Google Meu Negócio.
Você terá maior visibilidade para sua empresa e também irá estar presente