O que é dedo de lobo, presente nas patas de alguns cães?

Assim como os seres humanos, os cães têm dedos. A afirmação pode ser estranha, porém, é real e estes possuem importante função: ajudar o pet a caminhar com firmeza. Até porque, diferentemente do que muitos acreditam, eles andam se apoiando nos dedos e não exatamente em cada pata.

 

O mais comum é que um cão tenha 5 dedos nas patas da frente e 4 nas patas traseiras. Apesar disso, algumas raças possuem um quinto dedo nas patas de trás, o que exige mais atenção do proprietário e uma visita ao veterinário. Entenda melhor o que é o dedo de lobo ou ergô.

Um dedo desarticulado

Como você sabe, os antepassados dos cães foram os lobos. Estes se aproximavam dos humanos em busca de alimentos e, com o tempo, aconteceu uma evolução. Surgiram, assim, os cachorros domésticos que conhecemos atualmente.

 

Em seus antepassados, o quinto dedo nas patas frontais e traseiras era de extrema importância. Garantiam a firmeza enquanto corriam e caminhavam por diferentes tipos de solo em busca de alimento. No entanto, nos cães ele não é tão necessário. Quando nasce nas patas dianteiras, é conhecido como garra de orvalho e pode ser articulado, porém, nas patas traseiras são dedos sem ossos, desarticulados.

O quinto dedo pode incomodar o cão

Nas patas da frente o dedo do lobo pode lembrar um polegar. Ele não toca o piso (e, por, isso não gasta a unha), mas traz menos problemas para o pet. Isso porque se encontra em uma região que ele consegue roer. De qualquer forma, mesmo no caso de cachorros que possuem apenas o ergô das patas dianteiras, fique atento.

 

Agora, se este dedo a mais aparece nas patas de trás, os donos precisam ter ainda mais cuidado. Em algumas raças, como o São Bernardo e o Mastim, a presença deste dedo é normal. Eles se originaram em regiões montanhosas e precisavam de uma pisada mais firme, obtida com o ergô.

 

Nas demais raças, que não necessitam de apoio no deslocamento, o dedo é completamente desarticulado (mole, feito apenas de cartilagem) e com uma unha que nunca toca o piso. Isso significa que, mesmo um pet que se exercita bastante não conseguirá gastar a unha e isso pode incomodá-lo.

 

Quando a unha perfura a almofada

A parte preta ou marrom das patas dos cães, com um toque macio, é chamada de almofada. Eles possuem almofadas digitais (nos dedos), almofadas do carpo e do metacarpo. As unhas, quando não são gastas, sobretudo a do ergô, podem perfurar a almofada digital. Isso causa dor e pode gerar infecções na patinha do seu amigo peludo.

 

Cães com cinco dedos nas patas traseiras têm mais chances de enfrentar este problema. Para prevenir, o melhor é ficar de olho e cortar esta unha com um alicate especial para pets. Agora, se acontecer de perfurar a almofada, leve seu companheiro ao veterinário o mais rápido possível.

Cirurgia para remover o quinto dedo

Existe uma cirurgia para a retirada do dedo de lobo nas patas traseiras, porém, só é feita nos filhotes e o veterinário deve analisar sua real necessidade. É um procedimento simples, com duração média de 10 minutos.

 

Nos cães com mais de 6 meses é recomendado apenas observar o ergô e cuidar para que o pet não se machuque. A cirurgia será feita apenas se este dedo prejudica o animal e sua rotina. No entanto, a recuperação é mais demorada e será preciso usar o colar elizabetano.

 

Vale comentar que seu amigo pode levar uma vida normal, mesmo não sendo parte das raças que possuem o quinto dedo traseiro. Se conseguir manter sua unha sempre aparada, não há riscos de machucados e outros traumas nas patinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *