O que é necessário para abrir uma clínica de reabilitação?

Um negócio muito necessário hoje em dia, as clínicas de reabilitação vem crescendo graças a alta demanda de pacientes. É uma triste realidade que no Brasil, segundo dados da Unifesp, estima-se que 8 milhões de pessoas sejam dependentes químicos de alguma forma, isso faz com que as clínicas de reabilitação sejam necessárias. 

 

Mas o fato de existir um número gigante de pacientes que necessitam dos serviços de uma clínica, não significa que é fácil abrir uma, uma vez que uma boa clínica presta diversos serviços complexos para o paciente, necessitando de uma planejamento gigantesco para existir e prestar os melhores e mais humanos serviços possíveis. Por isso, hoje vamos contar aqui o que é necessário para abrir uma clínica de reabilitação.

 

Uma boa estrutura

 

O lugar físico da sua clínica já é o primeiro passo que deve ser extremamente bem planejado e pensado na demanda que você pretende atender. 

 

Isso porque porque você terá pacientes que irão residir na clínica enquanto o tratamento acontece, então você precisa que o local tenha toda a estrutura para recebê-los, não só com os dormitórios mas com espaço para recreação, salas para reuniões em grupo, ala da saúde com espaço para primeiros socorros, área para atividades, refeitório. Um local completo para convívio em grupo.

 

Mas não é apenas espaço que faz uma clínica ter uma boa estrutura, temos que pensar que esse lugar vai lidar com pessoas com o psicológico abalado, e que em muitos casos precisaram sofrer muito para chegarem ao ponto de procurarem ajuda, e dependendo dos serviços que a sua clínica vai prestar, pacientes que nem querem estar ali.

 

 Por isso é importante ter um cuidado especial com a mobília, e sobretudo com o visual do lugar, mantendo ele o mais neutro e desestressante possível.

 

Portanto, sua clínica deve ter a estrutura para proporcionar:

 

  • Um ambiente confortável e livre de estresse
  • Higiene rígida
  • Atendimento humano e especializado
  • Alimentação saudável
  • Segurança

 

Em dia com a lei

 

Por conta dos serviços que você vai prestar na sua clínica, existem algumas burocracias que precisam ser resolvidas. A apresentação de alguns documentos e a obtenção de uma licença são obrigatórios para que você possa funcionar.

 

Para resolver isso, você deve entrar em contato com os órgãos responsáveis da sua região, e lá você receberá informações sobre requisitos básicos, que incluem também fiscalização de órgãos como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros.

 

É importante inclusive que você consulte toda essa parte antes mesmo de ter o local físico para que você saiba quais as exigências e possa ter isso em mente na hora do planejamento, evitando dores de cabeça e prejuízo.

 

Humanidade em primeiro lugar

 

Trabalhar com saúde é algo complexo, e não tem como qualquer tipo de faculdade te preparar para os dilemas e tristezas que esse mundo pode te trazer. Esteja ciente que você terá em sua clínica histórias difíceis de lidar, com muitos problemas que vão não só te deixar triste mas também te chocar.

 

Isso significa que você precisa de estômago, cabeça no lugar e tomar um cuidado gigantesco para dar um tratamento digno a todos que atenderem, usando abordagens específicas para cada caso. 

 

Tenha em mente que a sua clínica pode ser o último suspiro de esperança daquelas pessoas e de suas famílias para tirá-las de uma situação sombria. O seu trabalho lá é cuidar das pessoas, e você não pode nunca se esquecer e nem deixar que sua equipe se esqueça disso.

 

Montando a equipe

 

Uma clínica precisa de funcionários, e essa parte requer muita atenção. Primeiro você deve levar em consideração o que já foi dito, precisa de cabeça e estômago, e isso deve ser deixado claro para os candidatos antes de serem contratados. 

 

Eles precisam estar em sintonia com a proposta da sua clínica, pois só assim eles podem prestar o trabalho necessário da forma correta.

 

Se você está se perguntando quais funcionários você vai precisar, isso vai depender muito de quais serviços você vai prestar, mas clínicas de reabilitação geralmente necessitam de:

 

  • Psicólogos
  • Psiquiatras Conselheiros
  • Monitores
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Assistentes Sociais
  • Médicos em geral

 

Tenha consultoria

 

Por mais que você estude e pesquise, a teoria nunca vai te preparar 100% para a prática, e por isso é importante que você ouça experiências, veja experiências, e assim você pode estar mais pronto para o que virá.

 

Você pode conseguir consultorias de outras empresas mais experientes no ramo que prestam esse serviço, como por exemplo a clínica Viver sem Drogas, onde você pode conseguir consultoria completa, e até de forma gratuita sobre tudo o que engloba gerir uma clínica.
Pontos como:

 

  • Internação Involuntária 
  • Internação Voluntária
  • Internação Compulsória
  • Tratamento para dependentes alcoólicos
  • Tratamento para dependentes químicos
  • Remoção

 

Para saber mais sobre isso, acesse o blog Viver sem Drogas e aproveite para tirar todas as dúvidas que vão ajudar você em sua clínica.

Então agora que você já tem tudo em mente, corra atrás da sua clínica. E tenha em mente sempre que você irá prestar um serviço que necessita de paciência, empatia e compaixão, e essas sempre vão ser as dicas principais para que a sua clínica ajude o máximo de vidas possível.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *