Saiba como estimular seu gato a brincar com o arranhador

Quem tem gato em casa sabe o quanto eles gostam de arranhar. O hábito é saudável e importante, mas isso não quer dizer que precisamos deixar que os pets destruam os nossos móveis. É aí que entra um acessório indispensável: o arranhador para gatos.

 

O objeto estimula o gato a se movimentar e alongar os músculos, o que é ótimo para a saúde. Aliás, qualquer brinquedo que incentive o seu gato a não ficar parado, faz muito bem para ele, especialmente se você mora em um local pequeno. Os exercícios físicos, como o ato de arranhar, são fundamentais para prevenir a obesidade, que é fator de risco para várias doenças em qualquer animal doméstico.

 

Na natureza, apesar de também dormirem bastante, os gatos são ativos, pois precisam caçar e fugir de predadores. Em casa, eles estão seguros e ganham comida, mas nem por isso deixam de ter instintos e podem ficar bastante deprimidos e ansiosos se não forem estimulados a se mexer.

Por que eles arranham?

A função mais importante do arranhador é ser um local para que o felino afie as suas unhas. As garras estão entre seus principais instrumentos de defesa e eles precisam garantir que elas estejam em ótimas condições caso aconteça algum imprevisto.

 

Afiar as unhas também é um jeito que o animal encontra de marcar território. E, não adianta, ele vai fazer isso. É melhor então providenciar um lugar adequado para que o gato arranhe, evitando que ele escolha como alvos sua cama ou sofá.

 

Muitos tutores adorariam que os gatos não afiassem as unhas, pois elas também podem acabar nos arranhando durante as brincadeiras. No entanto, não devemos impedir que os felinos sigam o seu instinto. Precisamos lembrar que, mesmo domésticos, eles continuam sendo animais.

 

Os brinquedos como os arranhadores também ajudam os gatos a exercitarem a mente e a percepção visual e tática. Essas atividades fazem com que o pet se divirta e, até mais que isso, ajudam a manter a saúde mental do animal.

Como fazer ele usar o brinquedo?

Apesar de todos os benefícios, não são incomuns relatos de que os gatos não dão muita atenção aos brinquedos — e, muitas vezes, preferem continuar arranhando os móveis. Algumas dicas podem te ajudar a fazê-lo entender que esse é o lugar certo para isso. A boa notícia é que fizemos uma lista com elas.

Escolha um bom lugar

O arranhador pode não combinar muito com a decoração da sua sala, mas ainda é melhor do que a destruição do seu sofá, não é mesmo? É importante posicionar o brinquedo em um lugar onde o animal gosta de ficar e, na maioria das vezes, o problema está em deixá-lo em um canto onde não tem ninguém.

Invista em atrativos

É uma boa ideia investir em modelos que vêm com bolinhas e outros chamativos para o gato. Existem modelos que parecem um playground para gatos e, se você pode comprar um desses, pode ser um bom investimento.

Mantenha o arranhador firme

Também é importante que o arranhador seja afixado de forma com que não caia facilmente quando o animal começar a arranhar. Se o brinquedo ficar caindo, o gato vai perder o interesse e optar por lugares fixos para afiar suas unhas, como o sofá.

Estimule o olfato

Colocar erva do gato (catnip) é uma das melhores formas de estimular o interesse dos felinos para qualquer brinquedo. Alguns arranhadores já vêm com isso, mas você pode borrifar um pouco regularmente também.

 

Deixar outros objetos que o gato gosta por perto, como uma cobertinha ou bolinha, também ajuda a estimular o olfato do felino, o que costuma ser positivo para que ele se interesse pelo arranhador.

Brinque com ele

Especialmente nos primeiros dias, até o animal se acostumar com o objeto, é importante que o tutor o estimule a interagir com o arranhador, ajudando-o a entender aquela atividade como positiva e permitida. Assim, há maiores chances de ele querer arranhar apenas o objeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *