Você já ouviu falar em Sepak Takraw?
Além de ser um nome um pouco complicado de pronunciar, é um esporte que surgiu no século XV na Malásia e é muito popular no sudeste da Ásia.
É uma mistura de vôlei, futvôlei e golpes de caratê. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas depois que você entende as regras, fica mais fácil de entender.
E embora seja pouco conhecido dos brasileiros, o Sepak Takraw é bastante difundido na região Norte, contando com um polo muito forte no estado do Pará.
Vamos mostrar aqui os principais detalhes desse esporte, como jogar, como é a pontuação, e quem sabe você não reúne alguns amigos e começa a praticar?
História do Sepak Takraw
O Sepak Takraw já existe há mais de 500 anos, tendo surgido em Malaca, na Malásia.
A origem do nome vem da combinação de “sepak”, que seria algo próximo a “chute” e “takraw”, que significa “bola”.
Na hora de traduzir, seria o chute na bola.
É como se fosse “futvôlei com artes marciais”, e como o nome sugere, os jogadores podem dar golpes de caratê, mortais e movimentos artísticos.
E é tão popular na Ásia que faz parte dos jogos olímpicos asiáticos.
Atualmente, conta com seleções espalhadas pelo mundo, como Estados Unidos, Japão, Tailândia, Índia, Indonésia e Singapura.
Como é a partida de Sepak Takraw?
Muito parecido com o vôlei, mas tem apenas dois sets de 21 pontos cada. E no caso de empate, tem o tie break, no entanto, só vai até os 15 pontos.
As quadras são semelhantes às de badminton, com uma rede que fica a 1,55 metros do chão.
Quem está sacando, deve ficar dentro do círculo central (server), e seus companheiros em círculos definidos, no canto da quadra.
Já a outra equipe pode se movimentar como quiser, no entanto, um dos jogadores precisa estar próximo à área do saque.
Como jogar Sepak Takraw?
As regras são muito parecidas às do vôlei, mas podem variar de acordo com os níveis e os organizadores do evento.
O jogo é disputado entre duas equipes, e cada uma possui 3 jogadores. E em algumas modalidades, permitem até 4 jogadores de cada lado.
E como os movimentos exigem muito dos atletas, cada time pode ter 2 reservas.
Basicamente, não pode usar as mãos e o jogo se resume em dar no máximo 3 toques antes de passar para o outro lado da quadra, e um mesmo jogador pode executar sozinho esses três toques.
Mas se a bola tocar no chão, o time faz o ponto (exatamente como o vôlei), mas o jogador só pode bloquear com os pés, e não usar mãos ou braços.
Curiosidades sobre o esporte
No princípio, a bola era confeccionada em rattan, mas hoje é de tecido sintético, com a aparência de um bambu, com tamanho semelhante à bola de handball.
No caso da cortada, parece com o vôlei no vôlei, mas a ideia aqui é fazer tudo com os pés, por isso, exige muita habilidade com os pés.
Quem costuma jogar, geralmente faz muitos alongamentos, principalmente por conta dos pulos e chutes.
Se você se interessou em jogar o Sepak Takraw, é aconselhável fazer exercícios de fortalecimento, e uma boa ideia seria consultar um médico ortopedista antes de começar.
Essa é a maneira mais segura de evitar lesões durante as partidas.
Quais os benefícios do Sepak Takraw?
Vários estudos estão sendo feitos para avaliar os benefícios do Sepak Takraw, e a conclusão foi que se trata de um esporte completo.
Não apenas pela parte física envolvida, mas também pelo trabalho em equipe, concentração e estratégias de ataque e defesa.
Além disso, requer muita habilidade dos jogadores, uma vez que combina vôlei, artes marciais e movimentos de ginástica rítmica.
Sepak Takraw no Brasil
No Brasil, essa modalidade é relativamente recente, tendo início em 1998.
E desde 2000, o Brasil participa da Copa del Rey e inclusive tem tido ótimos resultados.
Até pelas características do jogo, jogadores de outros esportes são “importados”, como do futevôlei, capoeira e futebol.
Os atletas brasileiros são tão habilidosos que o Brasil já foi campeão algumas vezes.
Como está atraindo a atenção de muitos jovens, foram criadas a Associação Brasileira de Takraw, com sede em Pernambuco, e a Federação Paulista de Sepak Takraw.
Isso mostra que é um esporte que embora possa parecer um pouco excêntrico, tem tudo para despontar no futuro!