É indiscutível que manutenção predial é imprescindível para aumentar a segurança dos usuários de um edifício e a vida útil das instalações.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos nesse artigo o que é necessário para realizar uma manutenção predial e quais os 3 tipos existentes. Acompanhe na leitura!
O que é necessário para fazer uma manutenção predial?
Antes de qualquer coisa, é necessário elaborar um planejamento que contemple todas as etapas da manutenção.
Esse procedimento é de responsabilidade do síndico e deve observar a lei de inspeção predial estadual.
É muito importante, também, que a manutenção predial siga de maneira precisa tudo que está previsto na NBR 5674/2012.
Ademais, todas as ações que constituem o plano de manutenção de uma edificação devem estar previstas em um cronograma. Este deve ser realizado pela administração do condomínio.
Não se deve esquecer que o cronograma de manutenção predial deve ser feito considerando o estabelecido pelo manual de edificações a ser disponibilizado pela construtora, com base no que é estabelecido pela NBR 14037/2011.
O orçamento também é um ponto que merece destaque, pois deve incluir a realização das inspeções, vistorias e possíveis serviços de correção de falhas.
Outro ponto fundamental é o que concerne à aplicação da manutenção predial, conforme o planejamento.
É recomendado que esse procedimento seja realizado por profissionais e empresas habilitados para o exercício desse tipo de trabalho.
Por exemplo, deve-se contratar uma empresa de pintura predial para manutenção da fachada, especialistas na manutenção de elevadores para garantir um concerto adequado e que não coloque os condôminos em risco, entre outros.
O planejamento deve especificar, ainda, como deve ser feita a aplicação de cada um dos tipos de manutenção predial. A seguir, indicamos quais são os principais deles e para que eles servem.
Os tipos de manutenção predial
Existem três principais tipos de manutenção predial, que não podem ser ignorados pela administração do condomínio. A seguir, falamos em mais detalhes sobre cada um deles. Acompanhe!
Manutenção predial corretiva
Essa manutenção é aplicada para corrigir problemas identificados durante as inspeções e vistorias.
Para que ela seja efetiva, é necessário que as ações sejam rápidas e que incidam diretamente sobre a causa dos problemas identificados.
Manutenção predial preventiva
O objetivo desse tipo de manutenção é evitar que as instalações dos prédios não sofram interrupções em seu funcionamento, de maneira a evitar que correções sejam necessárias.
Dessa forma, evita-se, também, que os problemas tomem proporções maiores e os custos que advém daí.
Manutenção predial preditiva
As manutenções preditivas consistem no acompanhamento periódico de instalações, equipamentos e da estrutura predial com a finalidade de evitar procedimentos de correção e prevenção mais onerosos.
Gostou de mais um dos nossos artigos? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!