Viajar com idosos exige alguns cuidados essenciais para que esse momento em família não se torne algo cheio de problemas.
Por mais que existam pessoas de terceira idade que têm uma boa disposição, outras precisam de uma atenção especial.
Alguns fatores entram em pauta na decisão do local da viagem, como um resort seguro, preocupações com transporte, condições climáticas, entre outras.
Por conta disso, se você deseja viajar com toda a sua família, incluindo alguns idosos, é bom continuar a leitura para ver as dicas que separamos.
Verifique a documentação necessária
Uma viagem com idosos demanda uma orientação mais específica alinhada ao tipo da viagem que será realizada. Atualmente, a maioria dos destinos brasileiros exigem a carteira de identificação e vacinação do viajante, principalmente por conta da COVID-19.
Esse tipo de recomendação é importante, pois as doenças de um lugar podem não ser endêmicas na região onde o idoso mora. Por conta disso, ele pode ficar mais vulnerável e se contaminar com algum vírus da região em que está visitando.
Por conta disso, é bom manter os cartões de vacinação dos idosos em dia para não ter complicações, pelo menos, 30 dias antes da viagem, devido à capacidade do corpo de demorar um pouco para produzir anticorpos contra doenças.
Leve todos os medicamentos
Boa parte dos idosos precisa de alguns medicamentos para conter doenças crônicas de maneira contínua. Por conta disso, é fundamental verificar a quantidade necessária de medicamentos para toda a viagem, guardando-os, de preferência, nas embalagens originais.
Outra dica importante é garantir a compra de alguns medicamentos na região em que você mora, pois pode haver dificuldades para encontrá-los dependendo do destino escolhido. Por exemplo, em uma viagem para o interior do Nordeste, onde as cidades pequenas não têm muitos recursos, os medicamentos podem ser difíceis de serem encontrados.
Alguns produtos farmacêuticos podem ser levados em viagens tranquilamente, como kit de curativos, spray para desinfetar feridas, medicamentos de azia e má digestão, antitérmicos e analgésicos, entre outros que não exigem prescrição médica.
Além disso, alguns idosos precisam de aparelhos auditivos, bengalas para equilíbrio, entre alguns itens que são devidamente importantes para eles. Então, esses objetivos não podem ser esquecidos na viagem.
Analisar a infraestrutura do local
Após horas de viagem, chega o momento de descanso. Porém, para garantir o conforto de todos, principalmente dos idosos, é importante analisar a infraestrutura do local, como as escadas do ambiente, quinas de proteção e até tapetes colocados no banheiro.
Caso você veja que a infraestrutura não é tão boa quanto imaginava, solicite à gerência do hotel algumas coisas que podem deixar o ambiente mais seguro para os idosos.
Caso não consiga fazer essas alterações temporárias para melhorar o ambiente para os idosos, a atenção deve ser redobrada, principalmente se o lugar oferecer diversos riscos. Porém, com o aumento no número de viagens com idosos, é bastante difícil encontrar lugares que não tenham essas especificações.
Viajar com idosos é sempre uma boa opção, pois eles adoram ter essa chance de conhecer novos lugares, ainda mais rodeados das pessoas que amam. Portanto, planejar uma viagem de maneira exemplar, boa para todos, é sempre uma ótima saída.
Aproveite essas dicas e comece a planejar a sua viagem em família, incluindo os idosos, agora mesmo para aproveitar o lugar.