Conheça mais sobre o benchmarking e saiba como aplicar na sua empresa

O benchmarking é uma estratégia de gestão empresarial muito utilizada nos dias de hoje, pois tem a intenção de promover comparações com empresas de terceiros e também executar uma autoanalise, visando como meta, fazer com que a empresa melhore a qualidade de prestação de serviços e atendimento, ao ponto que venha a superar sua concorrência no ramo.

 

Entre as principais características do benchmarking estão:

  • Processo de constante aprendizado;
  • Análise crítica e reconhecimento de erros;
  • Dinâmica de mudança quando constatar a necessidade;
  • Pode ser aplicado em qualquer segmento;
  • Mantém a empresa atualizada na dinâmica do mercado.

 

No entanto, pouco se encontra na web informações precisas de como realizar o benchmarking dentro de uma empresa. Foi por esse motivo que produzimos esse artigo. A leitura é rápida e informativa. Se interessou pelo tema? Então venha conosco e confira. 

 

Faça um levantamento de dados

Para aplicar uma análise de benchmarking, é necessário que a empresa realize um levantamento de dados. Se você tem uma empresa que vende tendas para eventos, por exemplo, colete o número de vendas do último período, o número de clientes que entrou em contato, a quantidade de reclamações que foram geradas, a quantidade de devoluções e os mais importantes critérios que você adota para comercializar o item.

 

Ter esses dados em mãos é a primeira fase do processo. No entanto, para fazer um comparativo, você precisaria dos dados da concorrência, o que dificilmente será possível, então, recomendamos que tente observar de forma analítica as redes sociais desta concorrente, tal como a opinião de clientes no Reclame Aqui e todos os dados da empresa que sejam públicos e com isso crie um mapeamento de processos. 

 

Quais são os processos de análise de benchmarking

Como dissemos anteriormente, qualquer segmento é possível fazer a análise de benchmarking, logo, se sua empresa é especializada em mesa rustica de madeira, após o levantamento de dados, será necessário compreender os processos de análise do benchmarking, que necessariamente são: Análise genérica, análise performática e análise interna.

  • Análise genérica: consiste no levantamento de dados e comparação qualitativa sobre cada atividade. Nesse caso, são analisados profissionais que fazem parte da empresa, o desempenho individual e coletivo de cada setor, desde o atendimento inicial até os serviços de logística e financeiro. 

 

  • Análise performática: via de regra a análise performática consiste em encontrar os indicadores-chave de desempenho (KPIs), fazendo o levantamento de métricas relevantes sobre a performance nos negócios. Nesse ponto, o comparativo com uma concorrente do segmento, como uma empresa que vende balcão refrigerado pequeno, por exemplo, acaba sendo fundamental, pois o gestor tem um certo conhecimento de como a empresa concorrente age com os mesmos clientes.

 

  • Análise interna: esse é o momento principal com relação, pois é quando todos os dados foram levantados e o empregador fará uma análise interna sobre o atual comportamento da equipe e quais sãos as mudanças para aumentar o desempenho e o rendimento da equipe, a ponto que ela venha superar a concorrência.

 

Os softwares de gestão e o benchmarking

Por fim, gostaríamos de ressaltar que a maneira mais fácil de fazer o levantamento de dados e comparativos, é utilizando algum dos softwares de gestão disponíveis no mercado. Graças a inteligência artificial acoplada nesses programas, é possível alcançar dados relevantes, com leituras profundas, que dificilmente seriam perceptíveis a olho humano.

 

Esperamos que esse texto tenha esclarecido a importância de realizar uma análise benchmarking de forma periódica e os benefícios que ela pode trazer para sua empresa. Gostou do artigo? Então compartilhe e nos siga para mais conteúdos do tipo. 

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