Coloque-se na seguinte situação: você precisa pesquisar sobre um produto que sua empresa necessita comprar para seu setor. Não é qualquer produto, mas sim um purgador de vapor. Com isso, precisará, no mínimo, conhecer marcas, funcionalidade, durabilidade e, acima de tudo, entender o que é.
Em sua busca, acaba encontrando sites que fabricam e vendem exatamente o que procura, porém sem muitas informações. Só que uma das empresas resolveu te presentear com um e-book e uma vídeo aula que ensina como usar e porque confiar naquela marca.
É um pequeno gesto que agrega valor e pode fazer com que feche o pedido.
O marketing de conteúdo é uma estratégia de mercado focada na criação e distribuição de materiais relevantes (como no exemplo acima) sem que, necessariamente, esteja divulgando a própria marca.
Todos os nichos estão aderindo esta estratégia como um dos principais métodos de captação de leads. Isso ajuda a resolver seus problemas e criar a sensação de que é autoridade no assunto, fortificando as bases de sua empresa, trazendo mais confiança pra afiliados e prestadores e criando estruturas metálicas ao redor do que antes era um alicerce fraco.
Como usar o marketing de conteúdo
Ao iniciar no Marketing Digital é comum encontrar esta frente de Marketing de Conteúdo. Ele nada mais é do que o cerne do Inbound Marketing. Dando o start nesta segmentação, você estará auxiliando seu cliente e atraindo-o, de forma natural, para finalizar uma compra.
Fazer bom uso de toda esta estratégia é como utilizar uma placa de energia solar, revitalizando e tornando fluido o processo de oferta e compra. Mas este processo não nasceu na era digital.
Um agricultor chamado John Deere, em 1985, aplicou de maneira eficaz o processo de conteúdo, criando uma revista chamada “The Furrow”. Ela não criava anúncios de produtos, mas sanava problemas encontrados no ramo da agricultura. Resultado? John conseguiu criar o sentimento em todos de que a marca dele era autoridade no assunto, educando o público a lembrar de sua empresa quando precisar de materiais daquele nicho.
Em resumo, marketing de conteúdo é sobre entender e mostrar que sabe do que seus clientes precisam. Alguns dados são importantes para entendermos como isso é importante. Uma pesquisa realizada em 2019 mostrava os seguintes números:
- Mais de 71% das empresas brasileiras utilizam o marketing de conteúdo;
- Da porcentagem restante, 69% tem interesse em adotar o método;
- Empresas brasileiras que adotaram o marketing de conteúdo tiveram 2,3 vezes mais visitas em seus sites e quase 4 vezes mais leads gerados;
- Mais de 65% das empresas pretendem investir mais nessa estratégia.
Os números não mentem. Saber gerar esta relação cliente/empresa é a estratégia prioritária de um bom empresário. Você pode criar;
- E-books;
- Vídeo aula;
- Conteúdo de suporte online;
- Mentoria com profissional da área durante a primeira semana.
São diversas aplicações e as vantagens são inúmeras, tais como:
- Aumento de visibilidade;
- Aumento de interação com sua marca;
- Redução custos de captação de clientes;
- Aumento na confiança dos clientes;
- Clientes divulgando sua marca organicamente;
- Melhor experiência pós venda.
São infinitas as vantagens que sua empresa poderá desfrutar ao fazer uso destes tópicos apresentados. E, com certeza, te colocará no topo da lista no mercado digital.
Espero ter ajudado com essa postagem, se gostou deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.