A impulsividade é uma característica do comportamento que faz a pessoa agir antes de pensar, sem levar em consideração as consequências de seu ato. Até um ponto, ser precipitado não é considerado muito grave para a sua saúde mental ou sua qualidade de vida. Em períodos de ansiedade, todas as pessoas agem sem pensar.
Segundo psicólogos, controlar a impulsividade combate o excesso de desinibição, que é o maior responsável por consequências negativas em atos por impulso. O autocontrole deve ser aprendido e exercido em momentos de impulsividade para uma vida equilibrada.
Há pessoas em que a impulsividade é apenas o sintoma de uma doença psiquiátrica, como é o caso de portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A impulsividade aliada a outros sintomas pode acarretar em perda de qualidade de vida para os portadores da doença.
Caso você tenha suspeita de ter TDAH, faça uma busca no Google por um teste gratuito com as palavras “como saber se eu tenho TDAH”. Se o teste confirmar suas suspeitas, procure um psiquiatra para um diagnóstico adequado e também para começar seu tratamento.
Aprenda agora algumas dicas de como controlar a impulsividade.
1 – Pare e pense
Parar e pensar antes de realizar uma ação é uma dificuldade de pessoas com impulsividade, mas é um hábito que deve ser criado. Quando você sentir uma vontade incontrolável de realizar uma ação, pare e pense sobre as consequências do seu ato.
Você pode analisar outros caminhos para tomar em vez do ato impulsivo, sem a necessidade de ser levado por seus instintos. Vale fechar os olhos, respirar com calma e analisar as possíveis consequências negativas da ação impensada.
2 – Escolha formas saudáveis de expressão
Agir com impulsividade pode criar discussões ou incentivar um comportamento que mais tarde você pode se arrepender. O arrependimento é um sentimento que chega depois de um ato impulsivo e ocasiona sofrimento emocional. Saber o melhor filme de ação da netflix também pode te ajudar a aliviar o estresse.
Por isso, escolha outras formas de se expressar. Vale colocar em prática a dica anterior e analisar qual outro tipo de comportamento você pode realizar naquele momento. Ou então, apenas não faça nada e procure outra atividade para realizar.
3 – Realize práticas de relaxamento
As pessoas impulsivas precisam de práticas de relaxamento para manter a ansiedade equilibrada. Tais práticas também ajudam a diminuir a tensão e conservar a tranquilidade no cotidiano, além de ajudar você a pensar com lucidez antes de cometer um ato impulsivo.
Você pode investir em meditação guiada, respiração profunda, mindfulness, yoga, entre outras práticas relaxantes. Uma caminhada também pode ajudar.
4 – Procure uma distração
Apenas mudar sua concentração pode ser suficiente para apaziguar a ansiedade e não fazer nada impulsivo. Procure por outras atividades como olhar no celular, lembrar de coisas boas, fazer uma lista na mente ou sair do local para impedir seu ato impulsivo.
Dessa forma, procure por distrações quando você sentir que vai fazer algo que poderá se arrepender depois. Vale qualquer atividade para mudar de foco, até puxar uma conversa com alguém ou dar atenção para a TV.