Quando chegam os dias mais quentes do ano, o desejo de muitas pessoas é conquistar um bronzeado charmoso, saudável e uniforme. Entre setembro e março, é comum vermos mais pessoas tomando sol em praias, piscinas, clubes e até em parques para deixar a pele dourada. Seja com protetor solar, seja com bronzeador, muita gente não abre mão de se bronzear durante a primavera e o verão.
No entanto, quando as estações mais frias chegam, as temperaturas baixas acabam dificultando o bronzeamento natural, já que fica mais difícil estar somente de trajes de banho. Além disso, nem sempre o sol aparece com frequência e intensidade durante o outono e o inverno, então, mesmo quem aguenta o frio não encontra os raios solares para bronzear a pele.
Hoje, contudo, é possível, rápido e prático conseguir um bronze de verão durante o ano todo — e a principal técnica para isso é o autobronzeamento. A indústria cosmética se desenvolveu para atender os desejos de quem quer a pele dourada em qualquer estação. Entenda como o processo funciona.
O que é e como funciona o autobronzeamento?
O procedimento é, basicamente, uma forma de conseguir a cor dourada do bronzeamento natural sem precisar da exposição solar. Ele é bastante simples e é feito com a aplicação do autobronzeador diretamente na pele. O produto é específico para essa finalidade e é vendido nos formatos de spray, mousse, água ou creme.
O princípio ativo do autobronzeador é a dihidroxiacetona (DHA), que atua reagindo com componentes da camada superficial da pele. A reação entre a substância e a pele forma uma outra substância chamada melanoidina, que é responsável por pigmentar a pele e chegar ao resultado do autobronzeamento. A concentração da DHA no cosmético fica entre 2% e 7%.
Para bronzear a pele sem a exposição solar, então, é necessário aplicar o autobronzeador. Antes da aplicação, contudo, é recomendado esfoliar e hidratar as áreas que serão bronzeadas, para garantir um resultado uniforme.
De maneira uniforme e delicada, deve-se aplicar o autobronzeador na pele, espalhando em movimentos circulares com o auxílio de uma luva específica. Deve-se espalhar bem o produto, aguardar secar antes de se vestir e seguir o tempo recomendado pelo fabricante.
De quanto em quanto tempo posso fazer?
Não há recomendações ou contraindicações relacionadas ao período para fazer o autobronzeamento. Contudo, empresas do ramo garantem que aplicar o produto duas vezes por semana é suficiente para garantir a manutenção da cor na pele. Por isso, caso opte por utilizar autobronzeadores, evite a aplicação muito frequente.
Posso fazer o autobronzeamento também no verão?
Sim, o procedimento pode continuar sendo feito mesmo nas estações mais quentes do ano. Inclusive, muitas pessoas optam pelo método durante a primavera e o verão, quando não conseguem tomar sol e obter o bronzeado natural.
No entanto, é importante não usar o autobronzeador se a pele estiver queimada, irritada ou lesionada. Caso contrário, além de não conseguir obter o resultado desejado, é possível que a irritação cutânea piore e que ocorram reações alérgicas e machucados na pele.
É seguro se autobronzear?
Por ser um mercado novo no Brasil, o autobronzeamento passa por muitas dúvidas e desconfianças por parte dos consumidores. No entanto, você, leitor(a), pode ficar tranquilo: o autobronzeamento é, sim, um procedimento seguro.
Todos os autobronzeadores comercializados no mercado são aprovados e certificados por órgãos e empresas do ramo. O produto utilizado não possui contraindicações e conta com formulação segura, incluindo seu princípio ativo.
Além disso, a maioria dos autobronzeadores do mercado também contém outros ingredientes benéficos à pele em sua formulação, com propriedades hidratantes e calmantes, por exemplo.