Cada vez mais as pessoas estão cansadas de trabalhar para os outros e querem ter o seu próprio negócio! Mas muitas delas querem saber como começar a empreender agora.
Sabemos que nem sempre é fácil começar a empreender, envolve muitas coisas, mas com certeza é a melhor decisão que você pode tomar.
Pensando nisso, não preparamos para você apenas uma dica, mas sim várias dicas para você entender como começar a empreender agora. Confira!
Como começar a empreender agora?
1 – Defina a sua ideia de negócio
Há algo que você goste de fazer ou em que você queira se especializar? Normalmente, a maioria das pessoas que querem empreender já tem alguma ideia em mente e só falta moldá-la.
Se este for o caso, defina a que ramo pertence o tipo de negócio que deseja iniciar. Com isso claro, você será capaz de dar o próximo passo.
Se, por outro lado, você quiser empreender, mas não tiver uma ideia em mente, você pode olhar ao seu redor, existem vários tipos de pequenos negócios dos quais você pode ter ideias para o seu projeto.
A vantagem dos pequenos negócios é que você tem a flexibilidade de usar locais ou estabelecimentos pré-projetados, e adaptá-los às necessidades operacionais.
2 – Analise o mercado
De fato, é fundamental que, depois de definir sua ideia de negócio, você também analise para saber quais opções são realmente viáveis, ou seja, quais vão ter um público para comprar seus produtos.
Isso é feito através de um estudo de mercado.
Por exemplo, se você quer vender lingeries, veja se há um público em sua região que precisa de sutiã e calcinhas. Caso haja mais homens, talvez você tenha que repensar o produto que irá vender.
Para encontrar esses dados, faça pesquisas. Atualmente com a internet e as redes sociais, ficou muito mais fácil pedir para que as pessoas respondam formulários e coisas do género! Pode ter certeza de que isso vai te ajudar.
Além disso, analisar a concorrência faz parte da análise do mercado.
3 – Escolha a localização do seu negócio
Em cada cidade há áreas melhores do que outras, e para encontrar a melhor para si, você deve visitar fisicamente as que lhe interessam.
Se você planeja alugar ou comprar um local para abrir uma loja física, este deve atender a certas características:
- Estar localizado em avenidas ou ruas principais.
- Alta afluência de tráfego de pessoas e veículos.
- De preferência na área comercial.
- Ser acessível.
- Ter as medidas adequadas para o serviço que vai oferecer ou o produto que vai comercializar.
4 – Estabeleça o nome e os objetivos do negócio
A quem vai vender o seu produto ou serviço? Definir o público-alvo que você vai visar será um passo necessário para definir o nome do seu negócio, por quê? Porque não é o mesmo vender a jovens do que a idosos.
Embora muitos desejem vender a todos, não seria uma decisão acertada. Você deve definir claramente quem são seus potenciais clientes e direcionar apenas seus esforços de vendas e marketing para eles.
O cliente ideal tem interesses definidos e conhecê-los será uma peça-chave. O nome da sua marca deve ir de acordo com a pessoa do comprador, um nome muito fresco ou jovem pode não ser do agrado dos idosos e vice-versa.
Quanto aos objetivos, determine antecipadamente o que você quer alcançar com o projeto, tanto no econômico quanto no crescimento do negócio.
5 – Analise a concorrência
No marketing digital existe algo chamado benchmarking, isto refere-se a observar a concorrência e analisar o que funciona para eles. Não se trata de copiar, mas sim ver para fazer algo melhor.
Analisar as estratégias de vendas que implementam negócios semelhantes ao seu, será o ponto de partida para criar o seu e melhorar o que já existe no mercado.
6 – Elabore um plano de negócios
O plano de negócios deve incluir todos os pontos acima, não precisa ser extremamente extenso, mas deve ser completo.
Ter todas as informações do projeto em um único documento permitirá que você tenha um melhor controle do progresso e seja possível detectar falhas ou erros e corrigir ou alterar alguns detalhes.
Este deve incluir um plano de marketing completo, e considerar no orçamento se os serviços de terceiros serão contratados para o gerenciamento de mídias sociais e campanhas publicitárias, ou, pelo contrário, se você mesmo vai realizá-los.