No século 21 a maior parte da população mundial possui acesso à internet, devido a criação dos dispositivos móveis e do computador. Portanto, as empresas devem compreender os tópicos relacionados ao marketing digital para se posicionarem bem no mercado.
Atualmente, os meios de comunicação são mais sofisticados e atingem uma parcela maior de pessoas, portanto, é essencial que qualquer empreendedor esteja ciente dessas ferramentas e aplique em sua empresa.
Porque apesar da facilidade que a internet proporciona às pessoas, ela transforma o mercado em um ambiente cheio de informações e concorrentes.
É possível encontrar quase qualquer coisa nos buscadores, basta apenas utilizar as palavras-chave relacionadas ao tema e ter em mente que dificilmente alguma informação some da internet, portanto, intervalo de anos extensos podem ser pesquisados.
Abrir um negócio nunca foi uma tarefa tão fácil como hoje em dia, já que basta apenas criar um perfil online e comercializar seus produtos e serviços.
Principalmente, para os profissionais autônomos, como os consultores de fachada de loja de roupas femininas, designers, redatores, tradutores, dentre outros exemplos.
Esses profissionais não precisam de um espaço físico para trabalhar, podendo apenas divulgar seus serviços na internet, mas para que isso obtenha sucesso é necessário compreender as ferramentas do marketing digital.
Portanto, o objetivo deste texto é apresentar o conceito do marketing digital, a sua importância, os benefícios que proporciona, 3 curiosidades sobre o marketing digital que podem ajudar um empreendedor em seu negócio.
O conceito de marketing
O marketing é uma área do conhecimento que estuda o comportamento do consumidor e do mercado, com o objetivo de posicionar bem marcas, empresas e pessoas.
As estratégias de marketing estão sendo aplicadas há centenas de anos e é relatada até mesmo na bíblia, quando as pessoas ficavam na porta das igrejas vendendo seus produtos.
As igrejas eram os principais espaços de socialização antigamente, portanto, uma jogada de marketing era divulgar os produtos e serviços nesses locais para atingir uma quantidade maior de pessoas.
É um conceito básico o de utilizar veículos de informação e espaços que concentram uma quantidade maior de pessoas. Isso é válido principalmente para a internet, que hoje é utilizada por uma vasta variedade de pessoas.
Apesar de ser algo antigo da espécie humana, assim como o processo de fazer carimbo, o marketing só foi começar a ser estudado em conceituado como uma ciência na década de 60.
Foi em 1967 que o pai do marketing Philip Kotler publicou o livro “Administração de marketing”, que o levou ao título de pai do marketing.
Nesse livro, Kotler introduziu conceitos fundamentais para o início do estudo da segmentação do mercado e do comportamento do consumidor. Além de apresentar estratégias para auxiliar no posicionamento de marcas.
Em administração de marketing também fica claro que para o desenvolvimento do campo de marketing é necessário investir em melhorias contínuas nas ferramentas de marketing.
Foi a partir desse preceito que o marketing sempre esteve aliado com as novas tecnologias, como a criação da televisão, rádio, dentre outros exemplos.
Atrelado ao lançamento de uma nova tecnologia de comunicação sempre esteve uma propaganda, apesar do objetivo principal ser o entretenimento da população.
É por esse motivo que a internet tem sido tão explorada pela área de marketing, pois é um espaço virtual frequentado por milhões de pessoas por dia e por ser uma nova tecnologia, assim como a instalação de portões automáticos é algo novo.
O marketing na internet
O marketing digital é também conhecido como marketing na internet, pois seus veículos de comunicação estão localizados no mundo online. Mais precisamente nas:
- Redes sociais;
- E-mails;
- Salas de bate-papo;
- Sites;
- Plataformas de vídeos;
- Plataformas de streaming.
Todas essas plataformas atingem públicos diferentes e fazem com que as empresas usem ferramentas específicas para atingir os usuários com sua mensagem e posicionar bem a marca.
Até mesmo empresas que desenvolvem bloqueador veicular via celular, atualmente fazem uso das plataformas digitais e das estratégias de marketing online.
As estratégias e ferramentas do marketing digital
Diferentemente dos veículos de informações tradicionais, como a televisão, o rádio, os jornais, dentre outros exemplos, a internet pode atingir mais pessoas facilmente e com menos investimento, entretanto, as estratégias de posicionamento são maiores.
Por exemplo, as propagandas na televisão são assistidas pela população de forma praticamente compulsória, pois não é possível optar por não acessar aquele conteúdo, apenas mudando de canal.
No caso dos sites, as propagandas estão relacionadas com o que o cliente deseja consumir, ou seja, com coisas que ele já pesquisou, dessa forma, transformar alguém em um potencial consumidor é muito mais certeiro.
Por exemplo, se o cliente pesquisa sobre tela para sacada de apartamento, os conteúdos relacionados a esse assunto e propagandas de tela irão aparecer frequentemente para esse usuário.
Produzir conteúdos de qualidade, utilizar palavras-chave, ter um site responsivo, criar perfis nas redes sociais, desenvolver um bom atendimento online, dentre outros exemplos, facilitam na conquista de clientes e no posicionamento online.
O nome dessa metodologia de conquista de clientes é conhecida como marketing de tráfego orgânico, é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o número de vendas, pois o crescimento tende a ser exponencial.
Diferente do tráfego pago, que é realizado com o investimento nas plataformas de propagandas do Google, mas que precisam de uma injeção constante de dinheiro para dar certo.
Importância e benefícios do marketing digital
O marketing digital é importante para posicionar uma empresa na internet e portanto mantê-la competitiva.
Anualmente diversas empresas fecham devido ao baixo faturamento, um problema que pode ser resolvido com estratégias de marketing eficazes.
Portanto, compreender essas estratégias é o que vai garantir que um negócio não feche as portas.
Além disso, o marketing digital pode proporcionar uma série de benefícios para uma empresa, logo nos primeiros meses de aplicação, como:
- Melhora do posicionamento;
- Aumento de leads;
- Fidelização de clientes;
- Torna a marca referência;
- Aumento do faturamento.
Ter um bom posicionamento nos buscadores é algo almejado por muitos empreendedores, mas realizar isso às vezes soa como algo impossível.
É necessário colocar em mente que não é, basta colocar às estratégias e às ferramentas de marketing para que isso dê certo.
Curiosidades sobre o marketing digital
O marketing digital é um campo relativamente novo dentro do marketing, e possui diversas curiosidades interessantes.
Uma delas é o fato do Google disponibilizar uma série de ferramentas gratuitas voltadas a auxiliar um empreendedor.
É de fato muito curioso um buscador grande como o Google, desenvolver por si mesmo, ferramentas que estimulem as pessoas a colocarem seus empreendimentos no mundo digital.
Mas, essa é também uma estratégia de criar relevância da marca e torná-la pioneira e referência do assunto. Dificilmente, algum outro buscador vai ter ferramentas como essas desenvolvidas.
Dentre essas ferramentas é interessante destacar o Google Analytics, uma plataforma gratuita que analisa os dados de tráfego dos sites e redes sociais, auxiliando a equipe de marketing e o empreendedor a compreenderem o comportamento do consumidor.
O Google Ads é também uma plataforma de divulgação muito utilizada e que disponibiliza até mesmo a opção de comprar tráfego pago, posicionando o site nos primeiros resultados do Google facilmente.
Disponibilizar as informações de uma empresa no Google também facilita que os clientes encontrem o endereço.
Por exemplo, é possível encontrar uma empresa para lavar roupas apenas digitando as palavras-chave “ lavanderia perto de mim”.
Porém, se as informações dessa empresa não estiverem disponíveis no Google ela não será encontrada com essa facilidade.
Outra curiosidade que vale ressaltar é que o e-mail marketing continua sendo uma boa escolha para que uma empresa colete dados dos clientes, fidelize e os transformem em leads.
Apesar de ser algo antigo, que surgiu nos primórdios da internet, o e-mail marketing continua sendo algo muito utilizado.
Por fim, a terceira curiosidade é o crescimento da relevância e a tendência das empresas de criarem influencers digitais.
Muitas pessoas já ouviram falar dos influencers, pessoas que estão trabalhando nas redes sociais indicando produtos, serviços, locais, ensinando tutoriais, dentre outras atividades.
Mas, os influenciadores digitais são uma novidade do mercado, pois são desenvolvidos por designers para representar as marcas, sendo uma tendência atual.
Eles também agem divulgando as mesmas coisas, porém, geralmente de apenas uma marca, que é a desenvolvedora.
Dessa forma conseguem aumentar as vendas de qualquer produto, até mesmo uma mesa de passar roupa industrial.
Os influenciadores digitais possuem uma série de vantagem em relação aos influencers humanos, pois conseguem representar a marca de uma forma melhor, geram um ar cômico a algumas propagandas e não cometem escândalos.
De toda forma, a cada ano novas estratégias no marketing digital vão surgindo, pois a tecnologia é rápida para a criação de tendências.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing digital é uma das tendências mais fortes do mercado, e possui uma série de curiosidades que tornam o estudo do tema mais leve.
Compreender os conceitos de marketing é tão essencial quanto possuir uma bateria automotiva eletran, portanto, esse texto auxilia qualquer leitor a ficar por dentro desse assunto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.