O mundo vive constantemente online, das compras ao entretenimento e agora, aprendendo e trabalhando também. Diante desse cenário, o marketing off-line simplesmente não funciona mais. Marketing é tudo sobre fazer conexões, e a hora e o lugar certo para se conectar hoje é “na internet”.
O reino do marketing digital está crescendo com publicidade online, criação de sites e esforços de marketing que usam dispositivos, plataformas, mídias, dados e tecnologia digitais. Hoje, todas as empresas, de locais a multinacionais, estão aproveitando canais digitais como e-mail, mecanismos de pesquisa, mídia social e outros sites para alcançar clientes existentes e potenciais.
Como uma indústria em constante fluxo, o marketing digital é a próxima fronteira no crescimento e desenvolvimento da carreira. Emergiu como um campo onde as oportunidades são imensas e as recompensas abundantes.
Quer estabelecer uma carreira de sucesso no marketing digital? Assista a este vídeo para saber mais sobre o roteiro para construir uma carreira como profissional de marketing digital.
Crescimento de trabalhos de marketing digital
O ritmo acelerado da penetração digital levou a uma demanda cada vez maior por profissionais de marketing digital qualificados. O relatório de tendências de contratação de marketing de 2019 da McKinley Marketing Partners mostra um aumento constante na demanda por profissionais com habilidades de marketing digital . No ano atual, no Brasil sozinha deverá gerar pelo menos 200 mil empregos nesta indústria, com um crescimento esperado de 27,4% até 2025 . Com os gastos com publicidade aumentando anualmente, espera-se que o marketing digital ultrapasse a impressão tradicional no próximo ano.
Mesmo na atual desaceleração econômica, o setor de marketing digital continua a crescer com bens de consumo duráveis e grandes gastos com comércio eletrônico. Claramente, há trabalho a ser feito aqui e, com ele, muitas oportunidades a serem exploradas.
Portanto, se você deseja construir ou fazer a transição para uma carreira em marketing digital, agora é a hora de começar. Graças a uma variedade de diferentes opções de carreira nesta área, você pode escolher seu caminho em várias direções diferentes com base em sua aptidão e habilidades naturais. As descrições de trabalho de marketing digital também estão evoluindo e, hoje, as empresas estão procurando por mentes novas e inovadoras para ajudá-las a fazer a diferença em seu marketing.
O papel de um profissional de marketing digital
Um profissional de marketing digital, também conhecido como especialista em marketing digital, é responsável por elaborar campanhas de marketing para manter uma marca . Os profissionais de marketing realizam pesquisas de mercado, elaboram estratégias com outros profissionais de marketing e criam conteúdo para campanhas de marketing para maximizar sua eficácia.
A variedade de canais digitais, a atualização constante da tecnologia digital e as estratégias em evolução tornam o escopo do marketing digital imenso. Principalmente, um profissional de marketing digital é responsável por todos os canais digitais e os usa para aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads. Ou seja, as funções e responsabilidades de um profissional de marketing digital envolvem a supervisão e o desenvolvimento da estratégia geral de conteúdo de uma empresa, bem como das campanhas de marketing.
No entanto, existem diferentes funções de trabalho no marketing digital, desde a criação de campanhas de marketing até a manutenção e fornecimento do conteúdo certo para uma campanha de negócios, gerenciamento de engajamento de mídia social e análise quantitativa do tráfego do site. Ser um profissional de marketing digital é uma oportunidade de carreira dinâmica para aprimorar as habilidades criativas e tecnológicas.
Descrição do trabalho de marketing digital (amostra)
Cargo: Profissional de marketing digital
Descrição do trabalho: O candidato desenvolverá, implementará e gerenciará campanhas de marketing que promovam os produtos e serviços da organização. O candidato aumentará consideravelmente o reconhecimento da marca, direcionará o tráfego da Web e adquirirá leads/clientes.
Responsabilidades chave:
- Desenvolver estratégias de marketing alinhadas com os objetivos de negócios da organização • Gerenciar e executar campanhas em vários canais digitais, incluindo e-mail, mídia social, mecanismos de pesquisa e exibição de publicidade
- Medir e relatar o desempenho das campanhas de marketing digital e avaliar em relação às metas (ROI e KPIs)
- Realizar pesquisas de mercado e analisar tendências para identificar novas oportunidades e melhorar o desempenho da campanha
- Colaborar com equipes multifuncionais, incluindo criação, conteúdo e desenvolvimento web, para produzir conteúdo envolvente e otimizar a experiência do usuário
- Mantenha-se atualizado com as tendências e tecnologias emergentes de marketing digital.
- Pessoas que sabem delegar problemas erro 0x0 0x0 para tecnicos especializados;
- Qualificações:
- Mestrado em marketing, comunicação ou áreas afins
- X+ anos de experiência em marketing digital ou área relacionada
- Forte compreensão dos canais de marketing digital, incluindo SEO, PPC, mídia social, marketing por e-mail e publicidade gráfica
- Proficiente em ferramentas de automação de marketing
- Excelentes habilidades analíticas e experiência com ferramentas de análise da web (por exemplo, Google Analytics)
- Fortes habilidades de gerenciamento de projetos
- Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal
Habilidades especializadas em marketing digital
Para as empresas competirem, o marketing digital exige excelência em habilidades digitais específicas. À medida que a indústria cresce e evolui, as habilidades especializadas estão sendo procuradas pelas empresas que contratam. Uma equipe digital central ideal deve garantir que os investimentos em marketing digital sejam priorizados, as técnicas mais recentes sejam usadas em plataformas e mídias e os consumidores sejam influenciados com sucesso.
Como especialista, as habilidades necessárias que fazem parte da descrição do trabalho de marketing digital de hoje envolvem inovação, interpretação de dados, envolvimento com clientes e comunicação das últimas tendências para desenvolver estratégias de marketing eficazes . É necessário conhecimento teórico sobre os últimos benchmarks e inovações dentro do marketing digital. No entanto, o marcador mais importante seria atualizar as habilidades para implementar novas tecnologias e planejamento de campanha.
Uma gama de habilidades técnicas específicas e especializações que são importantes na indústria de marketing digital desencadeou demandas por especialistas em SEO/SEM e compra de backlinks brasileiro, gerentes e estrategistas de conteúdo, especialistas em email marketing, analistas e especialistas em IA, entre outros. As oportunidades estão surgindo e, consequentemente, a demanda também está aumentando. As estatísticas da Salesforce projetam que 75% do orçamento total de marketing será destinado a campanhas digitais até 2021. Isso significa apenas que as empresas procuraram diversificar suas principais equipes de marketing digital.
Os elementos comuns de uma descrição de trabalho de marketing digital
O objetivo do marketing digital é desenvolver estratégias fortes e inovadoras para promover a marca, os produtos e os serviços da empresa. Espera-se que um profissional de marketing digital use efetivamente todas as ferramentas e técnicas de marketing, como PPC , SEO, SEM, e-mail , mídia social e publicidade gráfica . Uma descrição típica do trabalho de marketing digital cobrirá todos os aspectos acima e mais:
- Identificar tendências e insights
- Alocar investimentos de marketing
- Planejar e direcionar campanhas de marketing
- Gerenciar o site de uma organização e mantê-lo, mantendo as melhores práticas em mente
- Otimize o conteúdo para o site e plataformas de mídia social
- Trabalha com diversos formatos de conteúdo como blogs, vídeos, podcasts de áudio, etc.
- Acompanhe o fluxo de tráfego do site
- Implemente e análise métricas de desempenho
- Meça e avalie as metas em relação ao ROI
- Experimentos de dispositivos e testes de conversão
- Forneça relatórios internos regularmente
- Executar colaborações novas e criativas entre tecnologias e plataformas
Um profissional de marketing digital pode trabalhar em vários setores diferentes e as possibilidades são infinitas. Os contornos do trabalho apontam para uma função empolgante com grande ROI e insights de dados em comparação com outras formas de marketing.
Além disso, a compra diploma superior de bacharel em marketing ou áreas afins é um requisito essencial para quem deseja entrar neste campo. No entanto, os certificados em marketing digital e desenvolvimento/otimização de sites são altamente valorizados hoje em dia, pois equipam os candidatos com exercícios do mundo real, tarefas práticas e projetos práticos. A certificação do Google é um complemento útil, assim como um bom entendimento das ferramentas e do software de automação de marketing.
Agarre a oportunidade
A melhoria das competências digitais é um esforço contínuo. Deve-se sempre procurar aprender mais e atualizar o conjunto de habilidades. No Simplilearn, uma biblioteca integrada de cursos de marketing digital e outros recursos esperam por você e sua equipe de marketing.
Programa de Marketing Digital mais recente e com curadoria pode ajudá-lo a planejar, gerenciar e otimizar o marketing digital e criar facilmente estratégias focadas. Seguido pelo curso de Marketing Digital, você também pode passar por alguns tutoriais de perguntas frequentes sobre entrevistas de marketing digital para estar pronto para a entrevista.
Com um caminho de aprendizado baseado em função, este programa se alinha com as habilidades e requisitos de conhecimento mais procurados descritos em quase todas as descrições de trabalho de marketing digital vistas hoje.
A demanda por habilidades especializadas em marketing digital está aumentando, mas é fundamental aprimorar continuamente e aproveitar as inovações. Um curso especializado fornece habilidades que podem salvar a vida dos profissionais de marketing. Armado e atualizado com as ferramentas e técnicas mais recentes, os benefícios adicionais incluem colaboração e interação com especialistas e colegas.