Funil de vendas: o que é e como desenvolver para seu negócio

É importante que as empresas saibam o conceito de funil de vendas e o apliquem em suas estratégias para melhorar o processo de comercialização de seus produtos e serviços, por meio de uma comunicação estruturada e direcionada com seu público-alvo.

Trata-se de um dos conceitos primordiais para aplicar as estratégias em Inbound Marketing, que têm como objetivo atrair, encantar e fidelizar clientes.

Sem essa prática, as marcas tendem a perder boas oportunidades para a concorrência, uma vez que o consumidor moderno está ávido por informações antes de comprar alguma coisa.

O que é o funil de vendas?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra as etapas pelas quais o cliente passa, desde o primeiro contato com a marca, a finalização da compra, e além dela: a chamada pós-venda.

Ou seja, é todo o caminho percorrido até que a pessoa finalmente decida comprar aquilo que uma empresa vende, seja um produto ou serviço.

Por meio do funil a marca consegue conduzir e acompanhar o seu cliente, desde o momento em que ele se conscientiza sobre uma solução vendida até o fechamento da compra.

Estágios do funil de vendas

Esse processo é dividido em três etapas, sendo o topo, meio e fundo de funil, e dentre as suas características, podemos mencionar:

1 – Topo (ToFu): aprendizado e descoberta

Nesta etapa, o cliente se conscientiza a respeito de um problema ou necessidade que antes desconhecia. Ele não buscava, por exemplo, por recarga de extintores porque não sabia que tinha essa necessidade.

É nesse momento que a empresa se coloca como especialista e fornece ao consumidor materiais que ajudem a diagnosticar seu problema, para que qualquer dúvida que ele tenha seja solucionada.

Para isso, ela vai usar materiais ricos que estejam dentro das estratégias de Marketing de Conteúdo.

2 – Meio (MoFu): consideração do problema e solução 

O cliente passa a reconhecer seu problema e agora busca soluções para ele. 

Aqui, aquele mero visitante de uma loja de anel de formatura pedagogia, por exemplo, já se transformou em lead.

São pessoas que já interagiram com o conteúdo antes, e que forneceram alguns dados em troca de materiais mais aprofundados.

Ele começa a considerar várias soluções, portanto, é necessário que a empresa seja sincera e mostre se é o caso de comprar algum produto ou serviço e quais são as alternativas que ele tem.

3 – Fundo (BoFu): decisão de compra

No fundo do funil estão os leads, que já passaram pelas outras etapas e que agora consideram a compra. Aqui, quem faz o trabalho não é mais a equipe de marketing, e sim, a equipe de vendas.

Se ele precisa de uma bolsa feminina pequena, por exemplo, vai comparar todas as opções de marcas, onde adquirir e escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades.

Após realizar a compra, ele finalmente se transforma em cliente e, a partir disso, a empresa pode adentrar a quarta etapa, para fidelizá-lo.

Importância do funil de vendas

O funil de vendas é importante porque permite que as empresas compreendam o processo que envolve desde a apresentação de uma solução, com todas as informações que o consumidor precisa saber, até o momento da compra.

Por exemplo, por meio do funil de vendas uma loja de materiais de construção consegue descobrir que o cliente chegou até ela porque se interessou por um conteúdo sobre piso madeira.

Dessa forma, é com o pipeline que a marca tem acesso a informações importantes, como:

  • Como o cliente chegou até mim?
  • O que ele pesquisou?
  • Quais são as dúvidas no momento da compra?
  • Qual a necessidade dele?

Para ter acesso às respostas, é indispensável conhecer as melhores estratégias de marketing e vendas, por meio da construção do funil de vendas. 

Ele deve ser focado na atração de leads e na sua conversão em clientes.

Conclusão

O funil de vendas é um processo muito importante para qualquer empresa que queira vender, mas de maneira a oferecer soluções e conquistar clientes satisfeitos.

É uma maneira de aprofundar o conhecimento sobre as reais necessidades do público-alvo, que possibilita até mesmo a melhoria do produto ou serviço vendido e das próprias campanhas de marketing.

Dessa forma, os consumidores também têm a percepção de que essas marcas não querem apenas vender, mas apoiá-los até que encontrem aquilo que realmente procuram e precisam para solucionar seu problema.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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