Refrigerante faz mal
O bicarbonato de sódio não é saudável apenas porque contém muito açúcar, mas também porque contém componentes que enfraquecem todos os órgãos do corpo.
Além disso, o refrigerante não tem valor nutricional e ainda contém muito sal, o que promove a retenção de líquidos, ganho de peso, distensão abdominal e pernas inchadas.
A maioria dos refrigerantes é feita com ácido fosfórico, xarope de milho e potássio, substâncias que podem causar diversos problemas de saúde.
Diabetes e ganho de peso
Uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de açúcar, o que aumenta significativamente o açúcar no sangue e reduz os efeitos da insulina no corpo. Portanto, a ingestão regular de refrigerante pode levar ao desenvolvimento de diabetes.
Além disso, quando o açúcar no sangue aumenta muito rapidamente, como depois de beber uma lata de refrigerante, é normal sentir mais fome, levando a um ganho excessivo de peso.
Enfraquecimento de ossos e dentes.
A maioria das bebidas carbonatadas é rica em ácido fosfórico, que impede o corpo de absorver o cálcio, necessário para fortalecer os ossos. Assim, as pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cárie dentária ou osteoporose.
Este ácido fosfórico também interfere na produção de ácido gástrico, retardando a digestão e a absorção de nutrientes.
Pedras nos rins.
Por causa da acidez das bebidas carbonatadas, o corpo precisa usar o cálcio que, de outra forma, seria usado nos ossos para facilitar a digestão e equilibrar o pH.
Assim, os rins precisam excretar o cálcio usado neste processo, o que aumenta o risco de cálculos renais devido ao acúmulo de cálcio em seu interior.
Aumento da pressão arterial.
Os refrigerantes podem fazer com que sua pressão arterial suba gradualmente, especialmente devido às altas quantidades de sódio e cafeína.
Além disso, vários estudos mostram que o consumo excessivo de frutose, o açúcar encontrado em refrigerantes, também é um dos principais contribuintes para a hipertensão.
Câncer do sistema digestivo.
Além dos produtos químicos potencialmente cancerígenos em refrigerantes como o aspartame, essas bebidas contêm um pH muito ácido, semelhante ao vinagre, mascarado por uma grande quantidade de açúcar.
O único órgão do corpo humano que pode suportar esse tipo de acidez é o estômago e, portanto, todos os outros órgãos como boca, esôfago e intestinos que entram em contato com esse tipo de acidez podem se desenvolver com o tempo. tumores devido a alterações em suas células.
O mais saudável sempre vai ser beber água!