Você já utiliza o e-mail marketing como uma estratégia eficaz de comunicação com o público do seu e-commerce?
As lojas virtuais são plataformas que oferecem uma grande variedade de produtos para os seus clientes, possibilitando que eles possam adquirir itens a distância, e recebê-los no conforto do seu lar.
Todo o processo envolvido, desde a compra até o envio do produto para o endereço do comprador, exige cuidado e preparação, para que seja satisfatório para ambas as partes.
Uma das etapas fundamentais desse processo é a comunicação. Mas afinal, como um e-commerce pode se comunicar com o seu público? Pelo e-mail marketing!
Assim, quando um consumidor faz um pedido de cloro para piscina em uma loja virtual de confiança, ele poderá receber uma série de avisos para comunicá-lo sobre o passo a passo da compra.
Nesse cenário, é possível perceber uma das principais razões que mostra a importância do e-mail marketing para um e-commerce.
Mas ainda existem outras, que serão abordadas neste conteúdo. Por isso, siga na leitura para ficar por dentro do assunto.
Como utilizar o e-mail marketing no seu e-commerce?
O bom atendimento sempre foi um elemento importante para qualquer negócio, seja dentro de uma clínica que realiza micropigmentação fio a fio ou em um e-commerce especializado em peças de roupas infantis.
Para um negócio online, investir em ações que aprimorem o relacionamento com o público é ainda mais essencial, já que o contato direto com os consumidores se dá apenas virtualmente.
Sendo assim, o e-mail marketing se mostra uma ferramenta indispensável para uma loja virtual, podendo ser utilizado para diversas estratégias, tais como:
- Enviar informações ao cliente;
- Comunicar promoções;
- Enviar felicitações;
- Compartilhar conteúdos,
- Fidelizar o público;
- Entre outros.
Com um e-mail marketing, a loja virtual consegue realizar uma série de ações que podem produzir um bom relacionamento com os seus clientes.
Desde o envio de informações sobre um pedido, até a fidelização dos clientes, é possível apostar em mensagens eficazes, que vão oferecer o efeito desejado de uma marca sobre o seu público.
Para que esses e-mails possam ser efetivos, é preciso desenvolver estratégias que atuem dentro de um planejamento de marketing, como um modo de potencializar os resultados obtidos com o uso dessa ferramenta.
Estratégias para envio de e-mail marketing
O e-mail marketing pode trazer um bom retorno para o seu e-commerce, sendo importante utilizá-lo de modo assertivo, para que cada mensagem enviada aos destinatários seja devidamente lida, e proporcione ações positivas para a sua loja.
1. Envie conteúdos relevantes
Um e-mail marketing não deve ser apenas um meio de comunicar descontos para os compradores, devendo ser usado também como uma estratégia para educar o seu público.
Assim, é fundamental tratar de assuntos relacionados ao seu segmento, ao mesmo tempo em que você oferece conteúdos de qualidade e relevantes para os leitores, tal como a importância de se realizar um exame demissional para garantir a saúde do funcionário.
Informações que agregam conhecimento são ótimas maneiras de engajar o seu público na leitura do conteúdo, fortalecendo a marca do seu e-commerce e tornando-o uma referência na internet.
2. Faça o direcionamento para o seu site
Enviar o e-mail marketing é importante, mas ele deve ser construído de modo elaborado, pensando na experiência do cliente.
Assim, se você anunciou uma lixadeira de parede dentro da mensagem, é indispensável que exista um link que permita que, com apenas um clique, o leitor vá direto para a sua página.
O mesmo deve ser feito caso você tenha enviado um artigo por e-mail e quer levar o destinatário até o seu blog, aumentando o tráfego da sua página.
3. Mantenha uma boa periodicidade
Para que o envio de e-mail marketing não seja inconveniente e nem escasso demais, é preciso ter uma periodicidade de disparo equilibrada, levando em conta o seu segmento e o perfil do seu público.
Nesse sentido, é importante que você utilize o e-mail marketing para comunicar uma boa oferta que está sendo feita no seu e-commerce.
No entanto, isso deve ser feito com coerência, para que os seus contatos sejam impactados com maior eficácia.
Isso quer dizer que, sempre que houver uma nova mensagem na caixa de e-mail deles, eles certamente estarão interessados no que a sua loja virtual tem a dizer, aproveitando uma vantagem oferecida pelo seu negócio.
O uso do e-mail marketing é indispensável para ajudar o seu e-commerce a crescer e fidelizar o público.
Por isso, não deixe de investir nessa ferramenta e colha melhores resultados na sua loja virtual!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.