Com muitos consumidores temendo a disseminação de germes nas compras em lojas físicas, não é nenhuma surpresa que o comércio eletrônico esteja indo tão bem. Empresas de todos os tamanhos estão investindo mais tempo e investimento em e-commerce e remessas.
Independentemente da pandemia, muitos consideram o comércio eletrônico bastante benéfico, pois permite que as empresas expandam sua base de clientes a um custo relativamente baixo. Apesar das vantagens, o e-commerce ainda tem seus desafios.
Com suas operações interconectadas de fabricação, transporte e logística, as empresas precisam pensar mais sobre como criar, usar e projetar sua embalagem secundária.
A embalagem desempenha um papel crucial nas relações com o cliente
A embalagem pode atuar como uma proteção do produto, protegendo a mercadoria desde o momento em que sai do armazém até o momento em que chega às mãos do cliente.
Os consumidores são rápidos em julgar uma marca com base em sua embalagem, não importa qual o segmento até mesmo uma embalagem de café desempenha um papel crucial na decisão de compra. Se o produto que compraram vier danificado, amassado ou disfuncional, muitos vão pular nas redes sociais e comentar negativamente sobre o seu negócio por não garantir uma entrega segura do produto. É por isso que investir em embalagens secundárias robustas e confiáveis é crucial.
Em um relatório recente, mais da metade dos brasileiros disse que receber um pacote danificado afetaria seu relacionamento com o varejista. Nenhuma empresa vende exatamente o mesmo produto.
Cada um vem com suas próprias especificações exclusivas que o tornam totalmente funcional. Suas ofertas de produtos podem determinar muito quando se trata de embalagem secundária, por isso é importante manter estas considerações em mente
Faça a sua embalagem caber no produto
No mundo do e-commerce, não existe “tamanho único”. Os produtos vêm em diferentes formas e tamanhos, por isso é importante equilibrar eficiência e praticidade em sua embalagem. Você deseja garantir que seus produtos sejam fáceis de retirar da caixa, mas seguros o suficiente para protegê-los contra danos durante o transporte.
Crie embalagens para uso “polivalente”
A embalagem secundária significa muito mais para os consumidores do que você pode imaginar. Muitos não jogam a caixa fora imediatamente após a compra.
Suponha que um cliente decida devolver seu produto para reparos ou reembolso, eles provavelmente usarão o mesmo pacote para devolvê-lo. Por isso, você pode querer considerar investir em recursos de embalagem versáteis, como caixas de papelão que podem ser fechadas novamente ou “bidirecionais”. Tiras de rasgo e revestimentos de liberação de autovedação também são ótimos complementos para garantir versatilidade.
Certifique-se de que a embalagem seja climatizada
Alguns produtos, como os produtos hortifrutigranjeiros, devem permanecer a uma determinada temperatura. Isso pode representar um desafio, especialmente se sua empresa envia itens climatizados para todo o país.
Se for esse o caso, você desejará manter sua caixa bem isolada para manter a temperatura adequada durante toda a viagem de envio. O gelo seco também pode ajudar no isolamento se os produtos estiverem bem presos.
Use materiais de embalagem ecológicos: muitos clientes mais jovens, como a geração Y e a Geração Z, valorizam a sustentabilidade ambiental . Para manter um relacionamento duradouro com esses clientes, preste muita atenção aos materiais que utiliza em suas embalagens.
Eles são biodegradáveis? Eles são recicláveis? Sua produção resulta em excesso de aterro ou poluição? Embora demore para atingir essas metas, é importante mostrar que você está ciente das questões ambientais e que está tomando medidas para se tornar mais ecologicamente correto.
Popularidade dos vídeos de unboxing
À medida que a pandemia continua, os vídeos de unboxing continuam a ganhar popularidade. Durante esses vídeos, você vê o produto sendo retirado da caixa e usado pela primeira vez por uma pessoa real. Você obtém uma visão imaculada do produto para ver se ele se parece com o que foi anunciado, pode ser ate um fone bluetooth vale a pena levar isso em consideração. Um vídeo de desembalagem mostra o produto, mas também fala muito sobre a qualidade da embalagem e o processo de entrega.
Permanecendo valioso do início ao fim
O comércio eletrônico está mudando a forma como fazemos negócios. Seus clientes esperam muito pela entrega de seus produtos. Por isso, a embalagem secundária desempenha um grande papel no sucesso e na lucratividade do seu negócio. É por isso que investir em embalagens secundárias confiáveis, robustas e sustentáveis é tão crucial para a continuidade.